Governo realiza projeto “Ciência na Praça” na Feira do Livro de São Luís

novembro 13 18:03 2017

Além de disponibilizar a MaraNet (Rede de Internet Gratuita do Maranhão), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) apresenta até o dia 19 de novembro, na 11ª edição da Feira do Livro de São Luís (FeliS), no Centro Histórico de São Luís, o Planetário, o Dédalo: Labirinto do Conhecimento e a mostra científica do “Ciência na Praça”.

O “Ciência na Praça” é um espaço para exposições que tem como objetivo apresentar educação, ciência, tecnologia e inovação com o objetivo de popularizar a ciência e torná-la acessível com atividades ao ar livre.

De acordo com o professor do curso de Física do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Fabio Henrique Silva Sales, o “Ciência na Praça” é uma parceria do Departamento de Física do IFMA e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação para levar à população experimentos da física que demonstrem como a ciência faz parte do cotidiano das pessoas.

Para o aluno do curso de Física do IFMA, Nivaldo Júnior, a experiência é muito satisfatória, visto que é possível levar de forma bem simples à comunidade o que se aprende em sala de aula.

“Nosso objetivo é mostrar ciência e aplicação dela para a comunidade de forma bem simples. A gente tem vários experimentos, como o globo de plasma, transformação de energia térmica em energia elétrica, transformação de energia solar em energia elétrica, aplicações tecnológicas de programação com Arduino, onde a gente pode ligar eletrodomésticos apenas com aplicativos de celular, propriedades de luz, braços robóticos e outros”, explica Nivaldo Júnior.

O estande da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação funciona das 10h às 22h Rua do Trapiche, no Centro Histórico de São Luís.

  Categorias: