Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular comemora 25 anos com Seminário

Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular comemora 25 anos com Seminário
novembro 29 21:01 2017

A diretora científica da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Silvane Magali Vale Nascimento, participou da mesa da conferência de abertura do Seminário em comemoração aos 25 anos do Grupo de Pesquisa Religião e Cultura Popular (GPMINA), que tem como tema “Religiões e Cultura Afro: tecnologia, informação e mídias”.

A professora Silvane Magali ressaltou em sua fala a importância de se aliar o estudo das religiões e da cultura afro-brasileira a novas formas de tecnologias associadas à difusão de informações, além da atuação do GPMINA. “É fundamental atribuirmos a importância dos 25 anos de existência do grupo GPMINA, que representa também resistência uma vez que reafirma as religiões de matriz africana  e a cultura afro como objeto de estudo relevantes na produção de conhecimentos, sobretudo no contexto atual da sociedade brasileira”, afirma.

O Seminário teve início na tarde de hoje, 29, e prosseguirá até 1º de dezembro, no prédio do curso de História da Universidade Estadual do Maranhão, localizado na rua da Estrela, na Praia Grande. A conferência de abertura “O campo de estudos sobre Religião e Cultura Popular” foi proferida pelos professores Sérgio e Mundicarmo Ferretti do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais da UFMA.

Segundo Ferretti, que também é coordenador do grupo, o momento é de comemorar a trajetória do GPMINA, que é um dos mais antigos da UFMA, e de compartilhar conhecimentos.

 

  Categorias: