Homenageado do Prêmio FAPEMA-2021 será escolhido por meio de consulta aberta pela Fundação

Homenageado do Prêmio FAPEMA-2021 será escolhido por meio de consulta aberta pela Fundação
junho 08 08:16 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) abriu consulta pública, em que convida a comunidade acadêmica para apresentar nomes de pesquisadores maranhenses para homenagem no Prêmio FAPEMA-2021. Os nomes podem ser sugeridos por meio do preenchimento de formulário disponível no site da Fundação  com link direto – www.fapema.br.

Nas edições anteriores, o Prêmio FAPEMA recebeu o nome de personalidades maranhenses que têm ou deixaram um legado importante na área da ciência, tecnologia e do desenvolvimento humano. Entre os nomes já homenageados estão os pesquisadores Maria Aragão, Sergio Ferretti, Neiva Moreira e Terezinha Rego.

Para participar da consulta basta preencher o formulário com o nome do pesquisador que considerar importante para o Maranhão e, em seguida, explanar em poucas linhas o motivo da sugestão. Todos os nomes serão avaliados por uma comissão interna e somente um será escolhido para a homenagem do Prêmio FAPEMA- 2021.

“A indicação pode ser de um pesquisador vivo ou em memória”, explica o diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, acrescentando que a consulta tem como objetivo envolver a comunidade acadêmica na escolha do homenageado do prêmio que este ano chega a sua 16ª edição. “Esperamos, com isso, fazer jus aos pesquisadores que realmente tiveram destaque nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Maranhão”, completou o presidente.

SOBRE O PRÊMIO FAPEMA

O Prêmio FAPEMA é a maior premiação científica do Norte-Nordeste e tem como objetivo valorizar e reconhecer ações inovadoras e relevantes de pesquisadores, inventores e profissionais de comunicação com atuação de destaque no Maranhão.

O evento, promovido pelo Governo do Estado por meio da FAPEMA já premiou centenas de pesquisadores ao longo dos últimos 16 anos nas mais diversas áreas e de diferentes instituições de ensino.

Ano passado, em razão da pandemia da Covid-19, o prêmio não foi realizado, tendo ocorrido, de forma virtual, homenagens especiais. Este ano espera-se que a solenidade seja realizada de forma mista, com um evento presencial com a participação dos pesquisadores selecionados para receber a homenagem e autoridades e com transmissão virtual pelos canais oficiais da FAPEMA.

 

Texto: Elizete Silva (Núcleo de Difusão Científica da Fapema)

  Categorias: