Homenagem da Fapema às mulheres no dia 08 de Março

março 08 14:33 2017

Dia Internacional da MulherÀS MULHERES!

Como diz uma bela canção de Rita Lee – “as duas faces de Eva: a bela e a fera”. Somos isso. Somos muitas, somos múltiplas. Somos belas, somos feras. De todas as raças/etnias, credos, classes, orientação sexual, idade, biótipo.

As nossas histórias são diversas. Mas somos todas filhas de sociedades que insistem em nos colocar como seres de segunda classe. Sob o falso elogio de rainha do lar, nos condenaram anos a fio aos espaços privados da casa. Mesmo nós, mulheres negras que saímos pra rua desde muito cedo para com a venda de quitutes e outras iguarias, sustentarmos a família, éramos consideradas menos trabalhadoras quando comparadas aos homens. Também eram assim com nós mulheres operárias, sendo exploradas e subjugadas, éramos também consideradas menos trabalhadoras. Dona de casa…era nossa profissão (?) atribuída por uma sociedade que ainda hoje se mostra por vezes indiferente ao feminicídio – assassinato de mulheres em nome da honra(?) E para alguns, em nome do amor. Existem ainda aqueles que dizem que um tapinha não dói. Dói sim e mata! A honra destruída é a de quem sofre diariamente violência física e psicológica como muitas mulheres Brasil afora, independente de classe social.

Fato é que a classe social por vezes diferencia a forma de tratar esse sofrimento, mas não o extermina. O patriarcado se espalha e é incorporado pelos homens independente de classe, cor e credo. Mas somos fortes! Resistimos bravamente e abrimos a boca, ganhamos ruas, praças, universidades…A vida pública nos pertence! Somos trabalhadoras e construímos esse país! Exigimos dignidade! E nessa luta sabemos que muitos homens hoje se somam a nós!
Com a ciência podemos contribuir muito para a vida das mulheres! E muito temos feito.

Dessa forma, a FAPEMA homenageia todas as pesquisadoras do Maranhão e suas colaboradoras, indispensáveis ao fortalecimento dessainstituição.

FELIZ 8 de Março! – DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Silvane Magali V. Nascimento – Diretora Científica – FAPEMA

  Categorias: