I Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba: África, Brasil e Caribe em diálogo

I Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba: África, Brasil e Caribe em diálogo
junho 15 17:51 2018

O curso de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa da UFMA, Campus São Bernardo, promove, nos dias 12 e 13 de Julho, o “I Colóquio Interdisciplinar de Literatura e Cultura Negra do Baixo Parnaíba: África, Brasil e Caribe em diálogo”.

O Colóquio é uma das atividades do projeto “Diálogos literários e multmidiáticos: a (re) construção de discursos literários em sala de aula para as relações étnico-raciais”, que conta com o apoio da Fapema, por meio do edital Igualdade Racial, e está sendo executado pela UFMA, Campus São Bernardo, com a finalidade de discutir na universidade e nas escolas as relações étnico-raciais com professores e alunos, num viés interdisciplinar que faz um diálogo com as áreas das Ciências Humanas e Sociais.

Assim, o evento aponta para a relevância de pesquisas que investiguem o protagonismo do negro nos livros de literatura voltados para o público infantojuvenil e adulto, possibilitando ampliar as fronteiras conceituais sobre o papel do negro na construção da sociedade brasileira.

Como parte de sua programação, o Colóquio terá mesas-redondas, minicursos/oficinas e exibição de filmes. Ao todo, serão ofertados sete minicursos e oficinas, que abordarão temas relacionados ao combate ao racismo e protagonismo negro, dentre eles: “Literatura feminina negra no Brasil”, “Linguagem e Relações Étnico-Raciais na Educação Básica”, “Combate ao racismo nas escolas: um debate necessário”.

As inscrições podem ser feitas até o dia 06 de julho. Podem se inscrever alunos do Ensino Médio, graduandos, professores da Educação Básica, Ensino Superior e demais profissionais da Educação. Para mais informações, acesse o site: https://litcultnegra.wixsite.com/litcultnegra.

  Categorias: