I Encontro de Estudos da Tradução será realizado nesta quinta-feira

I Encontro de Estudos da Tradução será realizado nesta quinta-feira
junho 26 16:07 2019

Amanhã (27), no Auditório Ribamar Caldeira, no Centro de Ciências Humanas (CCH), das 8h às 16h, ocorrerá o I Encontro de Estudos e Tradução, “História, crítica e experiências”, organizado pelo grupo de pesquisa em Tradução Literária Versa, em parceria com o Departamento de Letras (Deler) da UFMA. O evento contará com a presença de pesquisadores em Estudo da Tradução e apresentação de trabalhos, comunicações e mesas-redondas, acerca de áreas como Literatura, Filosofia e História.

O encontro terá inicio com credenciamento das 8h às 8h20, seguido de uma apresentação cultural das Caixeiras do Divino. Às 9h, haverá a mesa de abertura, com o coordenador e a diretora do Deler, Dino Cavalcante e Marta Portugal, junto com a professora da UFMA Émilie Audigier e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PGLetras), Rafael Campos.

A primeira mesa, intitulada de “Literatura Traduzida”, vai tratar sobre os desafios de se traduzir uma obra literária, a tradução em espanhol dos livros de Jorge Amado e os paratextos em mangás, junto com os professores Carlos Bruno Castro, Jackeline Tigre e Juliana Costa. Em seguida, às 10h30, será apresentada a mesa sobre “Tradução: dos estudos às práticas, realidades e possibilidades”, ministradas pelas professoras Hanna Gabrielle do Vale, Danielle Cristine Marreiros e Rosa de Sharon Pereira.

Na terceira mesa, “Tradução e questões culturais”, vão ser apresentadas ideias sobre a tradução e a cultura popular, pelas professoras, Lorena Angin, Suzany Silva, Heridan de Jesus e Josiane Coelho. A programação voltará à tarde com as mesas de temas “Literatura fantástica traduzida” e “Hermenêutica na tradução”, com encerramento em uma discussão sobre a temática “Refletindo sobre a teoria e a prática da tradução”.

Mais informações e inscrições podem ser acessadas no site. A taxa de matrícula custa R$10.

Fonte: Ascom UFMA

Texto: Patrícia Carvalho

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante

  Categorias: