I Jornada de Ciências Humanas e Sociais da UFMA: submissão dos trabalhos até 12 de julho. Participe!

Evento será realizado de 08 a 10 de setembro de 2021 na modalidade virtual, através do canal do Youtube do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da UFMA, Campus São Bernardo – MA.

I Jornada de Ciências Humanas e Sociais da UFMA: submissão dos trabalhos até 12 de julho. Participe!
junho 25 19:32 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) apoia por meio do edital Eventos  a realização da “I Jornada de Ciências Humanas e Sociais: territorialidades e culturas em tempos de (r)existências”. O evento será realizad0 no período de 08 a 10 de setembro de 2021, das 8h às 22h, na modalidade virtual, através do canal do Youtube do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Campus São Bernardo – MA.

A conferencia de abertura “Conflitos ambientais no Maranhão e a crise econômica e sanitária mundial” será realizada pelo Prof. Dr. Horácio Antunes de Sant’Ana Júnior do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

A Jornada, em sua 1ª edição, nasce articulada às atividades de estudos e resultados de pesquisas dos Grupos do referido curso, nomeadamente: “Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política”; “Grupo de Estudos sobre as Cidades e seus Conflitos (Citadinos)”; “Grupo de Estudos e Pesquisas em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Culturas (GEPEMADEC)”; e “Grupo de Estudos em Gênero e Educação Chitá/Gitã”.

O evento busca reunir pesquisadores, gestores públicos e lideranças de movimentos sociais do estado do Maranhão, especialmente da região do Baixo Parnaíba Maranhense, a fim de criar um espaço de discussões e debates sobre pesquisas e temas relacionados às questões ambientais, territoriais, ontológicas, cosmológicas e culturais que envolvem povos e comunidades tradicionais frente à implantação de projetos de desenvolvimento concebidos segundo o modelo socioeconômico hegemônico na sociedade brasileira.

Espera-se que o conhecimento produzido e ventilado durante o evento possa ser replicado sobre a realidade local e regional, beneficiando direta e indiretamente os cidadãos maranhenses na construção de ambientes mais democráticos e igualitários.

O período de submissão do trabalhos à I Jornada vai até o dia 12 de julho de 2021. Acesse e confira!

AGENDE-SE

Período do evento: 8 de setembro de 2021, às 08h, até 10 de setembro de 2021, às 22h.

Local do evento: Evento on-line.

Observação: O link do evento será informado em breve no site: I JORNADA DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS (doity.com.br).

  Categorias: