Saúde é pauta de debate

Saúde é pauta de debate
maio 21 13:41 2018

Discutir o que é o IECT Saúde, o que ele representa e de que forma ele pode se consolidar no âmbito de nosso estado: esses são objetivo da reunião que acontece próxima quarta-feira (23), a partir das 14h, no Casarão Tech Renato Archer. Dela, devem participar os secretários da Secti, Davi Teles, Nivaldo Muniz e Pedro Igor Nascimento; o presidente e a assessora de Planejamento da Fapema, Alex Oliveira e Aline Nunes, respectivamente, e diversos representantes de instituições de ensino superior do Maranhão.

De acordo com o presidente da Fapema, Alex Oliveira, o IECT Saúde é de fundamental importância. “Ele tem o foco em doenças crônicas como o câncer, doenças que têm rara cura, afetando a população sempre de forma muito dramática, e também as doenças negligenciadas como diabetes e hipertensão”, explica.

A diretora Científica da Fundação, Silvane Magali Nascimento, ressalta também a importância de diversas representações que devem se fazer presentes à reunião. “Isso é trabalhar em uma perspectiva que se configura redes para pensar ações para política de saúde do Maranhão a partir da produção, do acúmulo de conhecimento de pesquisadores, de estudiosos e também de órgãos do governo que já venham desenvolvendo ações nesse sentido, assim como de parte da sociedade civil atuante nessa área”, conclui.

Devido à complexidade do tema, ainda deverá haver outros momentos de discussão.

  Categorias: