Iema realiza seminário Rede PEA em unidades plenas

Iema realiza seminário Rede PEA em unidades plenas
outubro 23 12:22 2018

Fonte: Iema
23/10/18

Única escola pública do Maranhão associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e participante do Programa de Escolas Associadas (PEA), o Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) está realizando durante o período de 15 a 31 deste mês, o seminário “Rede PEA”. Na oportunidade, são apresentados o significado de ser uma escola associada à Unesco e também um plano de ação das escolas associadas.

O objetivo principal do Programa de Escolas Associadas é criar e interligar uma rede internacional de escolas que trabalhem pela cultura da paz. Desta forma, o Programa realiza um estímulo a projetos ligados a um tema central, que é o Ano Internacional proposto pela Unesco, ou simplesmente dirigidos à ampliação da consciência de cidadania.

De acordo com o diretor de Ensino do Iema, Elinaldo Silva, o seminário será desenvolvido em todas as unidades plenas do Iema. “O Instituto hoje é uma escola associada à Unesco, e dentro das atividades de escolas associadas a primeira tarefa é apresentar essa certificação a toda Rede Iema. Estamos desenvolvendo um seminário, onde apresentamos o que representa ser uma escola associada e também explicamos sobre o plano de ação das escolas associadas. O seminário também é um momento que nós disponibilizamos para que estudantes, professores, gestores e toda equipe escolar tirem dúvidas sobre o que é ser uma escola associada, quais os principais objetivos e ação e qual a importância disso para Rede Iema. É uma ação significativa para todos nós”, explicou o diretor.

Segundo o diretor de Ensino, o seminário é uma oportunidade para divulgar as ações sociais realizadas pelo Iema. “Durante a iniciativa nós também estamos apresentando uma das ações que faz parte do Programa de Escolas Associadas, que é a adoção da iniciativa Copo Zero, onde as escolas do Iema deixam de usar copos descartáveis como uma forma de preservar o meio ambiente e atender um dos objetivos de desenvolvimento sustentável”, acrescentou.

As unidades plenas de São Luís – Centro, e Itaqui-Bacanga receberam na última semana o seminário, as próximas serão Timon e Matões nesta terça-feira (23).

Toda escola que se associa ao Programa recebe um certificado internacional de escola membro e tem o direito de utilizar a logomarca do Programa de Escolas Associadas e também, do Ano Internacional do ano corrente, podendo receber ainda materiais produzidos pela Unesco, além de participação em concursos e eventos de âmbito internacional.

  Categorias: