II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão discute inclusão

II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão discute inclusão
março 28 16:37 2012

A abertura do II Seminário de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (SEPPIE) aconteceu na noite desta terça-feira (27), no Rio Poty Hotel. O encontro deste ano, que tem como tema “Ciência e Tecnologia para a inclusão”, vai acontecer no período de 27 a 30 de março, quando alunos, professores e pesquisadores maranhenses e de outros estados vão participar de minicursos, palestras e painéis para debater assuntos como o uso de novas tecnologias na educação, a biotecnologia e a gestão de resíduos.IFMA

O seminário é uma promoção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), que, na solenidade, foi representada pela diretora científica da instituição, Rita Seabra. “O papel da FAPEMA, na qualidade de maior agência de fomento à pesquisa local, é, justamente, possibilitar a inclusão de estudantes e professores no desenvolvimento da pesquisa científica”, assegurou.

Na palestra de abertura, o Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFMA), Prof. Dr. Marcos Tadeu Couto, falou sobre “Pesquisa e pós-graduação no âmbito nacional da Rede Federal”. Na explicação, o professor apresentou um panorama da pesquisa no Brasil, falou sobre a competência dos institutos e sobre as ações desenvolvidas pelo Forpog (Fórum de Dirigentes da Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação) para dinamizar o desenvolvimento e a disseminação da pesquisa científica no país. “O desafio principal do Forgop é discutir medidas para equilibrar o nível da pesquisa científica em todas as regiões brasileiras”, contou.

Segundo Marcos Couto, dentre as ações do Forpog estão: programas para a Rede, criação e consolidação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs); consolidação de bolsas de pesquisa e publicações dos Institutos Federais (IFs); Projetos de Doutorado Interinstitucional (Dinter) e de Mestrado Interinstitucional (Minter) e Programa Institucional de Qualificação Docente para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (PIQDTEC), os três da CAPES; articulações com o CNPq e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

A presidente da comissão organizadora do evento, Natilene Mesquita Brito, falou sobre sua satisfação ao ver que tantos investimentos estão despertando o interesse da comunidade acadêmica. “A expectativa é que mais de duas mil pessoas participem do evento”, comemorou.

De acordo com o reitor do IFMA, José Ferreira Costa, depois que passou a ser Instituto, a instituição está investindo mais em pesquisa, recebendo destaque, inclusive, entre os institutos federais de todo o país. “É visível que o Maranhão passa por um processo importante na qualificação dos alunos. Os investimentos do Governo Federal, por meio da rede de educação tecnológica, são expressivos, garantindo oportunidades aos nossos jovens, inclusive do interior do estado”, disse, referindo-se a dois estudantes do município de Zé Doca que foram contemplados com o Prêmio FAPEMA, maior premiação científica do Norte/Nordeste.

Затем пропали "Замятин книга мы скачать"тепловые ощущения, он бросил энергетический поток на противника.

Тяжелый автомобиль двигался в "Скачать форму 026 у 2000"направляющемся в сторону Лондона потоке машин.

Сейчас, первое, что "Скачать такси такси вези вези песню"ты должен сделать, выяснить свое имя.

Звездный и лунный свет четко "Full hd скачать клип"обозначили геометрические конструкции, по которым мы поднимались все выше и выше; поверхности были абсолютно сухими, любой любитель "Бесплатная база данных скачать"ночных прогулок по крышам может только мечтать о "Скачать программу сопкаст"таком везении.

Проникнув в подземный тоннель, он увидел оторопелого "Игра масяня пляжные заморочки скачать"русского солдата, и хотя тот отнюдь не "Скачать игры электронной книги"был важной шишкой, Чиун мгновенно отправил его к праотцам.

Секунду он ощущал ужасающее присутствие того самого существа, выползавшего на "Aisha скачать песню"его глазах из Ямы, перед тем, как опустившаяся с "Эротические игры на пк скачать торрент"небес рука унесла его прочь.

  Categorias: