II Simpósio em História Contemporânea será aberto na próxima segunda-feira (13) com o apoio da FAPEMA

abril 08 15:25 2015

O Núcleo de Pesquisa em História Contemporânea (NUPEHIC), da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), promove entre os dias 13 e 16 de abril o II Simpósio em História Contemporânea – Proprietas: Políticas e Dilemas na Sociedade Contemporânea. O evento, que tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), pretende reunir pesquisadores e estudantes para fomentar as discussões acerca da ideia de bem comum, historicizando e problematizando a noção da propriedade individual.

Os interessados em participar do simpósio podem efetivar as inscrições por meio do preenchimento dos formulários disponíveis no site www.nupehic.net. A Rede Proprietas (UFF) e o Programa de Pós-Graduação História, Ensino e Narrativas (PPGHEN) são parceiros na promoção do evento, que será realizado no prédio de História, da UEMA, localizado na Rua da Estrela, nº 329, Centro Histórico.

A programação inclui a realização de quatro minicursos: “A Tutela das Propriedades na Constituição da República de 1988”, ministrado pelo professor Vitor de Azevedo Almeida Junior (Doutorando Direito/UERJ); “A Governança dos Bens Intelectuais: Perspectiva Pública e Privada”, ministrado pela professora Patrícia Carvalho da Rocha Porto (Doutoranda PPED/UFRJ); “Terras Urbanas na América Portuguesa: Historiografia e Características”, ministrado pelo professor Fernando Ribeiro (Doutorando em PPGH/USP) e “O Conceito de Propriedade no Dinamismo Jurídico: Apropriações de Terras no Século XVIII”, ministrado pelo professor João Victor Pollig (Doutorando PPGH/UFF).

A partir do aprofundamento dos estudos e das discussões sobre os temas espera-se abrir caminho para o tratamento de questões que perpassam as distintas dimensões em que a propriedade se apresenta, englobando tanto os bens tangíveis — como a propriedade fundiária, urbana, creditícia etc. — quanto os intangíveis — como no caso das patentes de invenção, marcas e direitos autorais.

  Categorias: