II Workshop REBAX é realizado em São Luís

II Workshop REBAX é realizado em São Luís
novembro 26 19:06 2013

DSC 3635Foi iniciado na manhã desta terça-feira, 26, o II Workshop da Rede de Pesquisa da Baixada Maranhense – REBAX, no Rio Poty Hotel. O evento que tem como apoio a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA apresenta como objetivo a reunião de pesquisadores participantes da Rede para a apresentação de resultados e afinamento de estratégias que ocorrem pela REBAX e que visam à formação de recursos humanos, assim como a produção do conhecimento científico, tecnológico e de inovação que tenham o potencial de colaborar para o desenvolvimento sustentável da região da Baixada Maranhense.

Na abertura do Workshop estiveram presentes na mesa a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, o reitor da UEMA, José Augusto Oliveira, a coordenadora da REBAX, Zafira Almeida, o vice-coordenador da Rede e representante da UFMA, RaimundoInácioSouza, o representante do Centro de Ciências Agrárias da UEMA, Daniel Prazeres e a diretora do Centro de Educação e Ciências Naturais da UEMA, Andrea de Araújo.

A REBAX é composta por pesquisadores ligados a UEMA e a UFMA que trabalham em consonância, desenvolvendo projetos focados no desenvolvimento e preservação da região da Baixada Maranhense. Atualmente a Rede apresenta doze projetos, executados entre 2011 e 2013 e conta com a participação de doutores, mestres e graduandos, além da própria comunidade local.

Para a diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Guerra é bom ver a aplicação do conhecimento para a aquisição de resultados práticos que contribuem para a evolução do Maranhão: “É muitosatisfatório para a FAPEMA ver que os esforços dos pesquisadores da REBAX estão sendo compensados. Por meio da Rede podemos constatar o poder transformador que a ciência e tecnologia têm trazido ao nosso estado. É importante que os pesquisadores, em geral, estejam empenhados em trabalhar em prol da redução das assimetrias sociais, contribuindo com o conhecimento”, declarou.DSC 3628

“Nós queremos, a partir desses resultados, evoluirmos o nosso trabalho. Minha expectativa é que, ao fim deste evento possamos fortalecer parcerias e, por meio delas, adquirir novas idéias que sirvam como complementação das pesquisas existentes, contribuindo para o crescimento da Rede”, afirmou Zafira Almeida.

A REBAX elaborou dois produtos que visam o gerenciamento dos resultados e a disseminação desse conhecimento à população local. São eles o sumário executivo, voltado para a gestão e uma cartilha, direcionada a comunidade. O sumário executivo é uma compilação dos principais resultados dos projetos da Rede, que visa criar formas de gerenciamento da região da Baixada Maranhense, quanto aos recursos naturais. Já a cartilha foi elaborada com uma linguagem clara que poderá comunicar a população as ações da REBAX, com foco na comunidade da região, ou seja, pescadores, agricultores, ribeirinhos, que também se enquadram como participantes do processo de desenvolvimento e preservação locais.

 

  Categorias: