Ilha disputada entre Índia e Bangladesh desaparece no mar

Ilha disputada entre Índia e Bangladesh desaparece no mar
março 26 13:31 2010

Imagens de satélite e patrulhas marinhas confirmaram a submersão de uma ilha de 7,7 quilômetro quadrados, cujo controle era disputado há 30 anos por Índia e Bangladesh. A ilha, conhecida como New Moore na Índia e South Talpatti em Bangladesh, desapareceu por conta do aumento do nível do marmar, na região do Golfo de Bengala. Desde o ano 2000, o nível do mar passou a crescer 5 milímetros por ano, contra 3 dos anos anteriores.

Segundo declaração do professor da Universidade de Jadavpur, na Índia, para o jornal inglês Guardian, pelo menos dez ilhotas na região correm o risco de desaparecimento nos próximos anos, o que pode desabrigar centenas de pessoas. Por causa do conflito entre Índia e Bangladesh, a ilha New Moore não possuía nenhuma estrutura construída nem habitantes.

O desaparecimento da ilha não resolveu o problema na marcação da fronteira marítima entre os dois países asiáticos. Bangladesh é um dos países que mais sofre e sofrerá com o aquecimento global. Especialistas especulam que 18% da costa do país estará submersa até 2050 se o nível do mar aumentar em um metro. Aproximadamente 20 milhões de pessoas ficarão desabrigadas até lá, sendo que o país possui 150 milhões de habitantes.

  Categorias: