Incentivos a pesquisas são apresentados em São José de Ribamar

Incentivos a pesquisas são apresentados em São José de Ribamar
março 17 13:38 2016

PalestraNa tarde de ontem (16/03), o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, se reuniu com gestores, professores e estudantes de São José de Ribamar, no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O objetivo foi apresentar Oportunidades de Apoio à Pesquisa no Ensino Médio e debater os temas Apoio à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC), Prêmio Fapema e Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos, Tecnológicos e de Inovação (Arec).

As três temáticas apresentadas por Alex Oliveira estão relacionadas ao programa Mais Divulgação, na linha Popularização da Ciência, que tem por objetivo incentivar as pesquisas desde o Ensino Médio. O diretor apresentou os editais disponíveis na Fapema e explicou em que cada um pode contribuir para a realização de pesquisas. “Temos que gerar oportunidades a todos os estudantes. Não se trata de encontrar gênios, mas de construir conhecimentos, crescer a partir disso e atuar na transformação social”, destacou.

O diretor-presidente da Fapema revelou que o Governo do Estado tem se preocupado em criar oportunidades e aumentar a participação, o que se dá por meio da concessão de bolsas tanto a estudantes, quanto aos professores que coordenam as pesquisas. De acordo com Alex Oliveira, o Programa Geração Ciência, que foi criado este ano e se destina ao Ensino Médio, já foi ampliado em 100%. “Começamos com 40 bolsas, mas houve uma demanda que nos levou a solicitar ao Governo do Estado a expansão desse número. Hoje contamos com 400 bolsas”, revelou Alex. “Sabemos que foi um passo muito importante, mas a pretensão é concedermos mais bolsas”, acrescentou.

Alex Oliveira explicou que as oportunidades contemplam todas as áreas de conhecimento e que a iniciativa de participar dos editais deve ser dos professores. “É o educador quem faz a solicitação por meio do site da Fapema”, alertou o diretor-presidente, que aproveitou, ainda, para apresentar cronogramas dos editais.

Avanço– De acordo com o diretor do IEMA de São José de Ribamar, Cássio Oliveira Salis, destacou que este momento é o mais apropriado para se fortalecer no aluno a vontade de ir além da sala de aula. “É uma oportunidade que o Governo do Maranhão está dando e que deve ser aproveitada. Trata-se de um desafio, que exige tempo e dedicação, mas que é compensador, pois amplia o processo de ensino e aprendizagem”.

A professora Conceição Carvalho, o momento é de mostrar a importância do ensino não apenas na escola. “Estamos aqui para mudar e para levar essas mudanças para as comunidades das quais fazemos parte e com as quais podemos contribuir. É um desafio, mas é um desafio que já está aceito”, afirmou.

  Categorias: