Apresentação de editais e novos produtos de comunicação marcam lançamento do Plano de Trabalho 2019

Apresentação de editais e novos produtos de comunicação marcam lançamento do Plano de Trabalho 2019
julho 08 15:21 2019

Com o tema “Maranhão Inovador – Mais Ciência para a inclusão produtiva”, o Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), lançou na manhã de hoje (08), Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, no auditório da FAPEMA, o Plano de Trabalho com as ações que deverão ser desenvolvidas até o final do ano.

O plano é fundamentado em quatro Linhas de Ação: Mais Inovação; Mais Ciência; Mais Qualificação e Popularização da Ciência. Cada uma composta por programas e editais que permitem o acesso da comunidade científica a recursos que estão ligados a interesses estratégicos do estado.

O presidente da FAPEMA, André Santos, apresentou a lista de editais e novos produtos de comunicação, como o “Destaques da Semana”, o vídeo “Pesquisa em Destaque” e a portaria relativa à política de acesso aberto a artigos científicos apoiados pela Fundação. Destacou ainda, o aumento do número de bolsas Bic e o Prêmio FAPEMA 2019. “Muitos editais que foram apresentados aqui já foram lançados e estão ou em julgamento ou já têm resultados divulgados. Ainda temos 13 editais para lançar, sendo que dois deles foram lançados hoje. Temos também iniciativas para desenvolver, ainda este ano, a criação de editais em parceria com secretarias estaduais e iniciativa privada. Estamos seguindo e priorizando as orientações do governador Flávio Dino no sentido de apoiar o desenvolvimento da ciência no Maranhão mobilizando maior número de recursos como auxílios e bolsas”, disse.

Durante o evento foram lançados os Editais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e Monitoria da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O presidente anunciou o nome da professora Terezinha de Jesus Almeida Rêgo como a homenageada do Prêmio FAPEMA 2019. Terezinha Rêgo é autora de diversas pesquisas no campo da Fitoterapia e é diretora do Herbário Ártico Seabra da UFMA, referência no atendimento à comunidade por meio de produtos naturais.

O secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Maranhão, Davi Telles falou ao público presente no evento. “O mais importante neste dia e o que interessa à comunidade de pesquisadores, é que a FAPEMA reafirma o compromisso de oferecer recursos para a ciência como um vetor de desenvolvimento com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano do estado do Maranhão”.

O lançamento contou também com as presenças do diretor administrativo da FAPEMA, Maurício Oliveira Brandão Ferreira; da Diretora Científica, Silvane Magali Vale Nascimento; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFMA, Allan Kardec Duailibe Barros Filho; da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UEMA, Rita de Maria Seabra Nogueira, além de professores-pesquisadores, estudantes bolsistas e funcionários da Fundação.

  Categorias: