Nova diretoria da FAPEMA se reúne com pró-reitores de universidades do Maranhão

Nova diretoria da FAPEMA se reúne com pró-reitores de universidades do Maranhão
maio 15 16:11 2019

O novo presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), André Santos, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (15) com pró-reitores de pesquisa e ensino de instituições de ensino superior do Maranhão, com o objetivo de apresentar a nova diretoria da Fundação e reafirmar o compromisso da instituição de fomentar projetos na área da ciência, tecnologia e inovação. Participaram da reunião pró-reitores da Uema, Uemasul, Ufma, Ifma e Ceuma.

Ao falar com os pró-reitores, o presidente destacou que nesse momento considera importante uma maior integração pesquisa, ensino e extensão. “As dificuldades financeiras existem, mas também há possibilidade de editais que possam fortalecer a pesquisa no Maranhão”, destacou o presidente acrescentando que para isso é importante dialogar com as instituições. André Santos informou que também serão agendadas visitas às universidades para uma conversa com os reitores das instituições onde terá oportunidade de ouvi-los e também de apresentar programas e projetos da Fundação que serão colocados em prática ao longo de 2019 e nos próximos anos.

Entre os pró-reitores presentes estavam Rita Seabra e Zafira Almeida, da Uema; Alan Kardec e Dourivan Câmara, da Ufma; Natilene Mesquita e Ximena Paula Nunes, do Ifma; Aline Silva e Regina Célia da Uemasul, e Sérgio Silva, da Universidade Ceuma.

Durante a reunião, realizada no auditório da FAPEMA, e que durou cerca de duas horas, o presidente da Fundação destacou que a instituição, priorizará o canal de dialogo entre as instituições, a exemplo do que já vem fazendo, de forma que juntos possam trabalhar para o desenvolvimento da pesquisa no Estado, seguindo orientação do governador Flávio Dino.

A reunião também teve como objetivo ouvir dos pró-reitores quais as demandas mais urgentes e a partir delas definir ações que potencializem o trabalho que já vem sendo colocado em prática pela FAPEMA, sobretudo nesse momento em que as instituições sofrem com cortes de recursos federais.

Entre ações que devem ser potencializadas estão a divulgação científica. A ideia é ampliar os canais de divulgação de forma que os pesquisadores, por meio de vídeos produzidos pela FAPEMA, possam mostrar os resultados dos trabalhos a toda a sociedade. “Como canal de divulgação das pesquisas, além do portal e das redes sociais, temos a Revista Inovação que é uma publicação conhecida no meio cientifico e importante produto de comunicação da Fundação. Com a produção de vídeos que serão disponibilizados nas redes sociais e em canais na internet, queremos reforçar essa divulgação. É uma oportunidade para o pesquisador divulgar seu trabalho e também da FAPEMA mostrar onde está investindo e de que forma esses investimentos refletem na melhoria do Estado e da qualidade de vida da população”, destacou André Santos.

Outra ação que também deve ampliada são os seminários. A proposta é que sejam promovidos um número maior de seminários de resultado e novos seminários promovidos pelo setor de Prestação de Contas da Fundação, sendo estes com o objetivo de prestar esclarecimentos sobre o processo de prestação de contas, que é motivo de muitas dúvidas por parte dos pesquisadores.

 

Fonte: Fapema

Texto: Elizete Silva

Foto: Cláudio Moraes

  Categorias: