Retrospectiva – Governo fortalece desenvolvimento científico e amplia espaço para pesquisadores maranhenses

Retrospectiva – Governo fortalece desenvolvimento científico e amplia espaço para pesquisadores maranhenses
dezembro 20 11:37 2019

Mais espaço para a pesquisa e extensão, valorizando as produções científicas maranhenses. É o que tem sido consolidado e reforçado, desde 2015, com a atuação da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). A instituição alcança um patamar elevado quanto a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico do estado.

“Mesmo diante da escassez de recursos, com os cortes feitos pelo Governo Federal na área da ciência, tecnologia e inovação, o governador Flávio Dino tem mantido os investimentos no setor, reconhecendo a importância do trabalho que é desenvolvido pelos pesquisadores maranhenses, sobretudo, por saber que contribuem para o crescimento do Estado e para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, pontua o diretor-presidente da Fapema, André Santos.

As ações da instituição beneficiam pesquisadores em todas as regiões do Maranhão. O reflexo do trabalho pode ser visto no contingente de bolsas disponibilizadas nos diversos editais da fundação, além do grande número de submissão de propostas inscritas nestes editais. Ao longo de 2019, foram concedidas cerca de 1.800 bolsas em diversas modalidades.

Entre estas, oportunidades de bolsas de extensão universitária em interface com pesquisa científica; bolsas de doutorado, pós-doutorado e mestrado; ações na iniciação científica, estágio nacional e internacional; e oportunidades nas cadeias produtivas e inclusão produtiva. “Este ano é marcado por uma série de projetos que somaram na transformação do estado e da sociedade, a partir da pesquisa e pela construção de um Maranhão cada vez melhor”, enfatizou André Santos.

Prêmio Fapema é um dos maiores eventos de reconhecimento dos pesquisadores maranhenses (Foto: Veruska Oliveira)

No intuito de incentivar os programas de pós-graduação, a Fapema disponibilizou mais de 250 bolsas. Somaram mais de 600 nos últimos cinco anos, o que representa acréscimo de quase 500 bolsas na modalidade. No que tange ao desenvolvimento científico, foram apoiados cerca de 250 projetos de pesquisa ou extensão, ligados à melhoria de vida social, por meio dos editais lançados em 2019.

Na linha de ação do programa Popularização da Ciência, a Fapema registrou apoio a 153 projetos de divulgação científica, entre eventos de realização e participação, organizados por pesquisadores maranhenses. Destaque para o Prêmio Fapema, um dos maiores eventos de reconhecimento das ações dos pesquisadores do Maranhão.

Em inovação, foram 18 projetos de incentivo ao desenvolvimento tecnológico, projetos inovadores, startups e pesquisas voltadas para a competitividade e empreendedorismo. A Fapema alcançou, ainda, recorde de propostas ao edital Universal, o maior da instituição. Totalizaram 579 propostas e as contratações serão efetivadas no início de 2020.

Fonte: Secap

  Categorias: