Indústria de Talentos é aberto em São Luís

Indústria de Talentos é aberto em São Luís
agosto 08 12:48 2012

Indstria_de_Talentos_Foi aberto ontem (07) a primeira edição do Indústria de Talentos, composto pelo 6º Encontro Maranhense de Estágio e pela 1ª Feira de Profissões para a Indústria. O evento é uma realização do Instituto Euvaldo Lodi – IEL, entidade integrante do Sistema FIEMA e acontece até hoje (08), no Centro de Convenções Governador Pedro Neiva de Santana.

A proposta é estimular a qualificação de mão de obra local, segundo as necessidades das indústrias maranhenses, além de reforçar a importância da participação ativa do setor produtivo no ambiente acadêmico, indicando os novos perfis e competências necessárias para a formação de profissionais voltados para o mercado.

Durante a abertura, Edilson Baldez, presidente da Fiema (Federação das Indústrias do Maranhão), agradeceu a participação em massa dos jovens e as empresas que se dispuseram a discutir suas demandas atuais e futuras. “Estamos esperando cerca de 6 mil pessoas no evento para discutir e ajudar a construir o futuro do Brasil”, disse.

Durante a Feira de Profissões, grandes indústrias do Maranhão, como Vale, Alumar, Renosa, entre outras, estarão expondo suas principais demandas por profissionais, e importantes Instituições de Ensino estarão apresentando suas opções de cursos e graduações. Além disso, o Governo do Maranhão estará presente com seus projetos focados na qualificação de mão de obra.

Para o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, o encontro une a fome com a vontade de comer. “É uma grande oportunidade para aproximar os futuros trabalhadores do país a grandes empresas, uma vez que eles não estão sendo qualificados somente para o Maranhão, mas sim para o Brasil”, explicou.

PALESTRA MAGNA – O destaque da noite de abertura do Indústria de Talentos foi a participação de Sérgio Nogueira, consultor do Sistema Globo de Jornalismo e professor do quadro Soletrando, do Caldeirão do Huck. Na palestra “A Língua Portuguesa e a Vida Profissional”, ele falou, de forma bem-humorada, sobre a importância de escrever corretamente para se destacar no mercado de trabalho. “Aconselho todos a ler. Além de adquirir conhecimento em ortografia, ajuda a formar opinião”, alertou.

PARCERIAS – O Governo do Estado é um dos parceiros da Fiema e do IEL na realização do Encontro Indústria de Talentos. As secretarias de Estado de Educação (Seduc), Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc), e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) participam do evento que congrega a 1ª Feira de Profissões para a Indústria.

Em um estande na feira, as secretarias apresentarão programas voltados para a qualificação profissional e inserção de profissionais no mercado de trabalho. No estande da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), por exemplo, os visitantes poderão obter informações sobre os cursos oferecidos pela Univima e pelos Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (Cetecma) e sobre o Programa Maranhão Profissional, que tem a meta de qualificar 400 mil pessoas em quatro anos. “Por meio do Programa, o Governo do Estado vai coordenar, através de ações integradas do poder público estadual com a iniciativa privada e as instituições de ensino públicas e privadas, a formação profissional de milhares de pessoas para atender uma demanda de 200 mil novas vagas de empregos”, contou Rosane Guerra, Secretária de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

Simultaneamente à Feira, acontece o 6º Encontro Maranhense de Estágio, com palestras sobre mercado de trabalho e desenvolvimento de competências.

FAPEMA APOIA – Com foco no desenvolvimento científico do Maranhão, a FAPEMA incentiva os jovens desde cedo a se envolver com a pesquisa e contribuir, desta forma, com o crescimento do estado. Dois exemplos são os editais IC Jr e Prociência, voltados para estudantes do ensino básico. Na abertura do Indústria de Talentos, a Fundação foi representada por Cláudia Maria Coelho Alves, assessora do presidente Antônio Luiz Amaral Pereira.

  Categorias: