Info-Tec Turismo marca os dez anos do Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo

Info-Tec Turismo marca os dez anos do Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo
junho 15 18:21 2012

foto_monicaDurante três dias estudantes do curso de turismo e hotelaria da UFMA e alunos do curso de comunicação social do IFMA, de Alcântara, estiveram reunidos com renomados professores e pesquisadores da UFMA e de instituições de outros estados no Simpósio Maranhense de Informação e Tecnologia em Turismo- Info-Tec Turismo. O simpósio teve como tema “Informação e Tecnologia em Turismo: inovações e pesquisa para prática do turismo sustentável”. O evento celebra dez anos do Núcleo de Pesquisa e Documentação em Turismo –NPDTUR e tem como proposta associar inovação tecnológica ás atividades de turismo.

A Ecogastronomia nos Lençóis Maranhense, ministrada pelo professor de Gastronomia do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), do Campus Barreirinhas, Ronaldo Belézi, foi um dos temas apresentados durante o evento. A pesquisa desenvolvida pelo professor aborda os benefícios de uma alimentação saudável e sustentável, que tem o objetivo de diminuir o impacto socioambiental, com maior valor nutricional e defendendo a biodiversidade.

A coordenadora da Info-Tec, Linda Rodrigues, disse que o objetivo do evento é refletir, todos juntos, sobre inovações, tecnologias, que aliadas ao turismo venham favorecer o desenvolvimento sustentável nessa área. Ela ressaltou que o grande desafio atual é fazer com que toda a sociedade seja envolvida no processo de preservação do patrimônio.  Para professora, os programas devem inserir alunos, estudantes, cidadãos, toda a comunidade, a com o intuito de que os integrantes conheçam suas riquezas, importância, valor e suas potencialidades. “Não basta apenas desenvolver projetos e programas de proteção do patrimônio, se os envolvidos, tanto a comunidade natural como histórica, desconhecer a importância do processo e se sentir parte dele”, pontuou.

O evento contou com as participações, na mesa de abertura, da coordenadora de Auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Mônica Vírginia Viegas Lima, que na ocasião representou a presidente da fundação, Rosane Nassar Guerra; da representante da Secretaria de Estado de Turismo, de Aline Vasconcelos, da coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Documentação do Turismo, Taís Pinho, e da coordenadora do Curso de Turismo da UFMA, Roselis Câmara.

 

  Categorias: