Inovações com PET geram negócio

julho 29 12:57 2009

Vencedor da edição de 2002 do Prêmio EcoPET, conferido todos os anos pela Associação Brasileira da Indústria de PET (ABIPET), o catador Jocemar Silveira investiu no próprio proPETjeto e criou um novo negócio.

Há sete anos, Jocemar inscreveu sua prensa manual, criada para enfardar materiais recicláveis que recolhia, na categoria “Pesquisas e Processos”. Ganhou o prêmio em razão do caráter inovador da máquina, que atendia perfeitamente às necessidades dos catadores que precisavam enfardar os produtos coletados para comercializá-los. O invento que criou é muito menor, mais leve e barato que o único equipamento similar – hidráulico – existente no mercado na época, que custava R$ 20 mil.

Além de investir o valor conseguido em seu próprio projeto, Jocemar ainda recebeu 30 pedidos de seu equipamento no mesmo dia da premiação, vindos de empresas como Tetra Pak e Alcan, entre outras. Sua prensa também ganhou mais dois modelos: a mecânica-hidráulica e elétrica monofásica.

Neste ano, o prêmio EcoPET está recebendo inscrições até 30 de agosto. Além de Pesquisas e Processos, contempla ainda as categorias de Educação Ambiental, Coleta e Separação, Ação de Empresa, Artesanato e Reportagem Ambiental, que estreia nesta edição.

  Categorias: