Inscrições abertas para o Edital de Publicação de Artigos da FAPEMA

O período de inscrição da primeira chamada será até 09 abril e da segunda chamada de 05/07 a 10/09/2021

Inscrições abertas para o Edital de Publicação de Artigos da FAPEMA
fevereiro 15 16:16 2021

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) divulgou Edital de Apoio à Publicação de Artigos (FAPEMA nº 05/2021). A Instituição objetiva disseminar o conhecimento científico com o intercâmbio de informações entre as comunidades interessadas no âmbito da linha de ação “Popularização da Ciência”, do Governo do estado do Maranhão. O período de inscrição da primeira chamada será até 09 de abril e da segunda chamada de 05/07 a 10/09/2021.

A chamada pública tem como escopo estimular e apoiar a publicação de artigos científicos, tecnológicos ou de inovação em periódicos nacionais e internacionais produzidos por pesquisadores de instituições de ensino e/ou pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão, com ênfase às publicações docente-discente/egresso de Programas de Pós-graduação (PPGs) do estado.

Além disso, o edital visa incentivar a publicação de artigos, em todas as áreas de conhecimento, em periódicos com classificação Qualis/CAPES de A1 a B3 e/ou com fator de impacto.

Entre as condições de elegibilidade, do proponente e submissão da proposta, estão: ser pesquisador(a) com vínculo empregatício efetivo em instituição de Ensino Superior ou de Pesquisa, públicas ou privadas sem fins lucrativos, sediadas no Maranhão, preferencialmente de PPGs do estado; ter artigo, em qualquer área do conhecimento, publicado ou aceito para publicação em periódico com classificação Qualis/CAPES de A1 a B3e/ou com fator de impacto 0,5; ser um dos autores do artigo. Para cada artigo, será permitida a submissão de proposta por apenas1 (um)autor; o (a) proponente poderá submeter mais de uma proposta, desde que sejam para publicações diferentes. O somatório das propostas do mesmo proponente não deve ultrapassar o valor R$ 8.000,00 (oito mil reais), independente da chamada; ter cadastro atualizado nas plataformas Patronage da FAPEMA e Lattes do CNPq; estar adimplente com a FAPEMA na submissão da proposta e durante o processo de avaliação (enquadramento e/ou julgamento).

A proposta de artigo deverá, obrigatoriamente, apresentar itens como: nome e instituição do proponente; área de avaliação do artigo; qualis CAPES do periódico na área de avaliação mencionada anteriormente, conforme classificação CAPES (Quadriênio 2013-2016) disponível aqui; fator de impacto do periódico; e título e resumo do artigo; edital/Quota FAPEMA e Título do Projeto de pesquisa apoiado pela Fundação (quando houver).

As propostas apoiadas terão vigência de seis meses, a contar da assinatura do Termo de Outorga.

Leia edital completo aqui

  Categorias: