Inscrições para a 4ª Mostra Científica do Maranhão vão até o dia 27

Inscrições para a 4ª Mostra Científica do Maranhão vão até o dia 27
setembro 06 17:26 2013

Semana-CTconvite-2013 not

Até o próximo dia 27 de setembro estarão abertas no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico ou Tecnológico do Maranhão – FAPEMA as inscrições para pesquisadores, professores, estudante e outros interessados em participarem das atividades da 4ª Mostra Científica do Maranhão – que vai acontecer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O evento é organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTEC e pela FAPEMA. Os interessados precisam ficar cientes sobre a estrutura que será oferecida no evento e também atentos quanto às exigências.

As atividades vão ser realizadas entre os dias 21 e 26 de outubro, na área externa do São Luís Shopping. A FAPEMA vai oferecer uma sala com ar-condicionado que terá espaço para um público estimado em pelo menos trinta pessoas. Nesse local, elas poderão realizar as atividades para apresentação dos trabalhos como os mini-cursos e palestras.

Durante a inscrição, os interessados devem ficar atentos especialmente para a ficha de inscrição. A exigência é que os nomes de todos os proponentes devem constar na lista: seja o trabalho individual ou coletivo. Isso é importante para garantir a emissão dos certificados após a finalização da Mostra Científica. O nome do orientador é opcional no processo de inscrição.

Além disso, para quem for se inscrever nas atividades de pôsteres é necessário ter atenção nas dimensões e em outras identificações – o título, por exemplo, deverá ser o mesmo utilizado no resumo e os interessados devem receber cópias resumidas da atividade durante o evento. Essas informações estão contidas no Sistema de Eventos, na página da FAPEMA.

A divulgação da lista dos aprovados será divulgada na primeira semana de outubro. Quem se inscreveu será avisado através de correspondência pessoal (email) e a partir daí deve prestar atenção, por exemplo, para linguagem a ser adotada nas apresentações. De acordo com a comissão organizadora da FAPEMA, como no local há circulação de um público diversificado, a linguagem adotada deve ter essa preocupação, ser científica, mas contemplando todas as possibilidades de comunicação.
Os horários de apresentação dos trabalhos também serão definidos pela comissão de organização da Mostra Científica.

SEMIC – Já para o Seminário de Iniciação Científica (SEMIC), que vai acontecer paralelo ao evento, as inscrições já terminaram. Os bolsistas aprovados já foram convocados através de email. “Se alguém não se inscreveu não tem mais possibilidade, pois fechamos as inscrições de acordo com o que foi sincronizado no sistema. A sugestão é que eles participem de outra forma através de oficinas e minicursos”, esclareceu Márcia Maciel, assessora de planejamento da FAPEMA.
Aos convocados, é pedido que sejam verificadas as informações no Sistema de Eventos no site da Fundação. Lá podem ser sanadas as dúvidas em relação aos procedimentos que vão ser adotados pelo bolsista.

Outro questionamento frequente está relacionado à presença do orientador: a presença dele é facultativa. “Caso ele não possa estar presente, o ideal é que encaminhe um pós-graduando para representá-lo, especialmente quando o aluno é de iniciação científica. É sempre bom que tenha alguém o acompanhando”, explicou Márcia. Além disso, se o inscrito fizer apresentação oral, a banca avaliadora direcionará as perguntas. Se for apenas painel, um grupo de professores vai fazer a avaliação. No que diz respeito ao horário dessas apresentações, a divulgação será feita no site da instituição quando a grade estiver definida.
Quem se inscreveu deve evitar faltas, mas a impossibilidade da presença deve ser comunicada com antecedência por ofício, assinado pelo orientador, explicando os motivos (de ordem pessoal, saúde, agenda…) que vão impedir a presença do pesquisador no evento.

  Categorias: