Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa seguem até a próxima segunda

Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa seguem até a próxima segunda
maio 09 15:48 2019

Texto: ASSECOM/RN

Foto: Internet

 

Na próxima segunda-feira (13) encerram-se as inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. Em sua 6ª edição, a atividade é um concurso de produção de textos para alunos de escolas públicas de todo o Brasil. Os professores da rede estadual devem acessar o portal Escrevendo o Futuro e submeter a inscrição online.

Nesta edição, o tema para a produção textual dos estudantes é o “O lugar onde vivo”, em que os alunos serão convidados a aprofundar o conhecimento sobre a realidade que estão inseridos, assim, exercendo e contribuindo para o desenvolvimento da cidadania. “A olimpíada é uma oportunidade de ser trabalhado não apenas a leitura, mas também, o ensino da escrita, uma habilidade necessária no mundo letrado”, explicou Afonso Gomes, coordenador da olimpíada no âmbito da Secretaria de Educação do RN.

As categorias de inscrição são de poema para estudantes do 5º ano do ensino fundamental, memórias literárias para o 6º e 7º anos, crônica para os 8º e 9º anos, documentário para o 1º e 2º ano do ensino médio e artigo de opinião para o 3º ano.

Foram disponibilizados recursos didáticos para os docentes desenvolverem oficinas nas escolas para cada gênero textual. Os professores poderão ter acesso ao material didático no site da olimpíada. Até agora, 1.222 escolas estão inscritas em todo o RN, somando mais de dois mil professores inscritos na atividade.

A olimpíada é uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do CENPEC e conta com o apoio das secretarias estaduais de Educação e da União dos Dirigentes Municipais de Educação.

Cronograma da Olimpíada

1ª Etapa – 20 de fevereiro a 13 de maio – Lançamento nacional, adesão e inscrição.

2ª Etapa (Oficinas) – 20 de fevereiro a 9 de agosto – Professores (as) realizam as oficinas com todos (as) os (as) alunos (as) da turma.

3ª Etapa (Escolar) – 12 a 19 de agosto –  Diretores (as) organizam as Comissões Julgadoras Escolares e enviam as produções que representarão a escola na Olimpíada.

4ª Etapa (Municipal) –  22 de agosto a 09 de setembro – Secretarias municipais de educação organizam as Comissões Julgadoras Municipais e enviam as produções que representarão o município na Olimpíada.

5ª Etapa (Estadual) –  26 de setembro a 11 de outubro – Secretarias estaduais de educação organizam as Comissões Julgadoras Estaduais e enviam as produções que representarão o estado na Olimpíada. Seleção dos (as) 569 alunos (as) semifinalistas e seus (as) professores (as).

6ª Etapa (Regional) – 23 de outubro a 19 de novembro – Professores (as) e alunos (as) semifinalistas viajam juntos (as) para uma capital brasileira e participam de atividades culturais e formativas. Seleção dos (as) 173 alunos (as) finalistas e seus (as) professores (as)! Seleção dos (as) 20 professores (as) vencedores (as) na categoria Relato de Prática.

7ª Etapa (Nacional) – 28 de novembro – Seleção dos (as) 28 alunos (as) vencedores (as) e seus (as) professores (as).

Premiação – 09 de dezembro – Revelação dos (as) 28 alunos (as) vencedores (as) e seus (as) professores (as).

  Categorias: