Inscrições para editais Universidade de Todos Nós e Tecnologias Sociais são prorrogadas até dia 25

Inscrições para editais Universidade de Todos Nós e Tecnologias Sociais são prorrogadas até dia 25
junho 11 20:05 2015

0not 2

A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) anunciou nesta quinta-feira (11), a prorrogação do prazo de inscrição para os editais Universidade de Todos Nós e Tecnologias Sociais. Agora as submissões online podem ser feitas até o dia 25 de junho.

Somando recursos da ordem de R$ 3,2 milhões, esses dois editais inéditos da Fapema são direcionados para pesquisas que tenham como propósito melhorar os indicadores de qualidade de vida da população maranhense, como orienta o governo Flávio Dino.

Inserido na linha de ação “Popularização da Ciência”, o Universidade de Todos Nós tem o objetivo de fomentar projetos de extensão universitária executados no Maranhão e por um período de até 4 meses. O foco é fortalecer a interação entre a universidade e a sociedade, aliando pesquisa científica e/ou desenvolvimento tecnológica ao saberes popular.

A Diretora Científica da Fapema, Silvane Magali Nascimento, ressaltou a sua relevância. “O Universidade de Todos Nós tem o objetivo de trazer a ideia da universalidade da universidade, ao popularizar a ciência à medida que a universidade e seus pesquisadores interagem com as comunidades. É a universidade indo até os sujeitos e os sujeitos indo até a universidade”.

Para cada um dos projetos selecionados nesse edital será direcionado o valor máximo de R$ 10 mil, que além de serem aplicados no auxílio financeiro para a realização do mesmo, também serão utilizados para a concessão de bolsas para três alunos e para um agente da comunidade. A titulação mínima exigida para o proponente do projeto é de especialista, desde que vinculado à instituição de ensino superior sediada no Maranhão.

É importante lembrar que o edital Universidade de Todos Nós é de fluxo contínuo e ainda prevê mais duas chamadas em seu cronograma, uma com submissões até outubro e outra para fevereiro de 2016.

Já o edital Tecnologias Sociais, incorporado à linha de ação “Mais Inovação”, tem por objetivo financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação em quatro áreas temáticas que também tem a finalidade de abordar questões estratégicas para a superação de problemas relativos à realidade socioeconômica do Maranhão. Desenvolvimento Humano, Escola de Qualidade, Segurança Cidadã e Arranjo Produtivo Local são as áreas prioritárias.

Mas além desses fatores, destaca-se ainda que para o edital Tecnologias Sociais podem concorrer pesquisadores com titulação de doutor e de mestre, vinculados a instituições de ensino superior, pesquisa ou inovação, pública ou privada, localizadas no Maranhão. O prazo de execução dos projetos aprovados é de até 24 meses.

“O edital Tecnologias Sociais proporciona que as pesquisas possam dialogar com os saberes e dar visibilidade a esse conhecimento, sem que um esteja em detrimento do outro. Não é desconsiderar o conhecimento acadêmico, a produção intelectual, industrial, mas é nesse conjunto pôr em evidencia outros conhecimentos que também são tecnologias e que constituem a perspectiva de desenvolvimento sustentável na sociedade”, concluiu Silvane Magali Nascimento.

Para mais informações acesse os editais completos em www3.fapema.br. As inscrições para todos os editais da Fapema são feitas por meio da Plataforma Patronage (www3.fapema.br/patronage).

  Categorias: