Inscrições para edital Juventude com ciência encerram na sexta-feira (20)
Através da linha de ação “popularização da ciência”, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), está com edital aberto para financiamento de trabalhos de pesquisa envolvendo professores e alunos da rede pública e gestores da juventude.
Por meio do edital Juventude com Ciência, que encerra inscrição nessa sexta-feira (20), serão concedidos auxílio e bolsas para execução de projetos relacionados ao campo da saúde, educação e geração de emprego em renda em mais de 80 cidades do interior do Maranhão. Serão financiados projetos no valor máximo de R$2.750,00.
O diretor-presidente da FAPEMA, André Santos, explica que entre os objetivos do edital estão fomentar o desenvolvimento de projetos que promovam a Ciência, a Tecnologia e a Inovação (CT&I) com foco em atividades de extensão, visando a melhoria dos indicadores sociais do Maranhão. “A chamada pública também visa contribuir para a formação e o engajamento de estudantes e incentivar o envolvimento de professores, vinculados às instituições de ensino da rede pública em atividades de CT&I”, destacou o presidente.
As propostas, obrigatoriamente, deverão ser executadas durante a Semana Nacional da Ciência Tecnologia e Inovação – SNCT 2022. Serão apoiadas apenas aquelas que tenham com o foco o tema deste ano da SNCT: “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.
“Este é um edital importante porque tem o objetivo de envolver a juventude no processo de discussão de temática na área de saúde, geração de emprego e renda. Então é fundamental a mobilização desses jovens com o envolvimento dos professores e gestores municipais da juventude”, destacou a secretária da SEEJUV, Tatiana Pereira.
O edital com todas as informações está disponível no site da FAPEMA – www.fapema.br.