Inscrições abertas para II Simpósio África: Momentos, Territórios e Contextos

maio 20 14:20 2014

Estudantes de graduação, pós-graduação, professores da Rede Pública e Particular de Ensino e interessados estarão reunidos durante quatro dias no “II Simpósio África: Momentos, Territórios e Contextos”, que será realizado em São Luis, de 27 a 30 de maio. Nos dias 27 e 28 de maio as atividades do Simpósio acontecem no Centro de Ciências Humanas, no Campus do Bacanga, UFMA, e nos dias 29 e 30 serão no Curso de História, da UEMA, na Rua da Estrela, 329, Centro Histórico.

O Simpósio é promovido pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre a África e o Sul Global (CNPq/UFMA-UEMA) e pelos Programas de Pós-Graduação em História, da UFMA, e em História, Ensino e Narrativas, da UEMA e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

O objetivo do encontro é difundir conhecimentos diferentes e os vários aspectos das histórias e sociedades do continente africano. O simpósio visa ainda contribuir para desconstrução de imagens esteriotipadas e homogeneizantes sobre a África, além de ampliar horizontes de pesquisa na área.

Os participantes terão uma vasta programação, que vai desde mesas-redondas, comunicações orais, minicursos e oficinas. Durante o encontro serão discutidos vários temas e aspectos sobre a África, entre eles, a observação de que, atualmente, no Brasil, a uma ampliação de horizontes de pesquisa sobre a África em vários centros e universidades, o que tem conformado um campo rico de debates que envolvem o ensino, a pesquisa e extensão.

O Maranhão tem papel relevante neste processo, tanto que é um dos estados que mais recebeu população africana no Brasil, como também, atualmente conta com diversos estudantes de graduação e pós-graduação e ainda professores que têm se empenhado em realizar ações de ensino, pesquisa e extensão no campo dos estudos africanos e da história da Africa.

O evento pretende reunir trabalhos e produções de profissionais e pesquisadores das ciências humanas, e também de outras áreas voltados para olhar de modo social e histórico do continente africano. Desta forma, os organizadores esperam contribuir para a população acadêmica e científica local e nacional, bem como evidenciar África como espaço de humanidade.

 
Os interessados podem ter mais informações no site www.neafrica.com.br

  Categorias: