Inscrições para o edital CBIOMA enceram nesta sexta-feira, 20

Inscrições para o edital CBIOMA enceram nesta sexta-feira, 20
setembro 18 17:47 2013

 

Editais20133Os interessados em submeter propostas ao Edital Apoio ao Programa Acervos do Maranhão Coleções Biológicas e Arqueológicas – CBIOMA têm até sexta-feira (20) para fazer suas inscrições no site da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão (FAPEMA) no endereço www3.fapema.br. A chamada pública visa dar suporte a organização, informatização, gestão e divulgação de coleções biológicas e arqueológicas já existentes (fauna, flora, microrganismos e componentes – tecidos, células, DNA entre outras) consideradas estratégicas para o estado do Maranhão, formando a Rede de Acervos – Item Coleções Biológicas do Estado.

Para esta chamada pública estão sendo disponibilizados R$ 2,2 milhões. Os projetos poderão ter valor máximo de R$ 200 mil destinados a custeio, capital e bolsas. O prazo para execução dos mesmos é de 24 meses, contados a partir da data da assinatura do Termo de Outorga. O público do edital são professores ou pesquisadores vinculados a universidades, institutos, centros e fundações de pesquisa e desenvolvimento, públicas ou privadas, sem fins lucrativos que possuem ou são responsáveis por coleções biológicas e arqueológicas já existentes no Maranhão.

Coleções Biológicas, no contexto do edital, define-se como recursos biológicos organizados e as respectivas informações associadas, na forma de coleções botânicas ou zoológicas, herbários, coleções de recursos genéticos vegetais, animais ou de microrganismos, coleções de culturas de tecidos ou de células, além de coleções de material genético na forma de DNA, de marcadores moleculares e afins, e coleções arqueológicas, de interesse estratégico para a pesquisa, divulgação científica como forma de estruturar uma rede voltada à difusão, preservação e conservação da biodiversidade do Maranhão.

  Categorias: