Inscrições para o Prêmio Fapema 2009 foram prorrogadas até o dia 30 de setembro

Inscrições para o Prêmio Fapema 2009 foram prorrogadas até o dia 30 de setembro
setembro 15 15:59 2009

Imagem_Premio_POs pesquisadores interessados em participar da 5ª edição do Prêmio Fapema tem até o dia 30 de setembro para inscrever seus trabalhos. Podem participar estudantes do ensino fundamental, médio, da graduação, recém formados, pesquisadores mestres e doutores, profissionais da comunicação social, inventores locais e mestres do saber popular. O valor das premiações, em 2009, varia de R$1.800,00 a R$5.800,00. A íntegra do edital está disponível no site da Fapema, no endereço www3.fapema.br/premio

 

O tema da premiação este ano é “A Refinaria Premium e o Desenvolvimento do Maranhão” e foi escolhido com o intuito de fomentar discussões acerca desse grande empreendimento a ser implantado no município de Bacabeira (MA). Os trabalhos concorrentes ao Prêmio, contudo, não precisam estar necessariamente atrelados à temática da premiação.

 

O Prêmio Fapema é pioneiro no Norte/Nordeste e um dos maiores do país. A iniciativa busca difundir e apoiar a pesquisa científica produzida no Maranhão, premiando os trabalhos que se destacaram na ciência, tecnologia e inovação. O objetivo é estimular e incentivar o pesquisador a buscar linguagem criativa e inovadora para popularizar a ciência e a tecnologia, mostrando como a vida de cada um depende das descobertas científicas e suas aplicações tecnológicas.

 

O Prêmio Fapema 2009 está dividido em sete categorias:

 

1) PESQUISADOR JÚNIOR –  Destinado aos alunos do ensino médio, técnico ou fundamental de Instituições de Educação Básica do Estado do Maranhão, que estejam, comprovadamente, envolvidos em atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor/pesquisador.  O prêmio contemplará o estudante e o seu orientador, com um único trabalho vencedor.

 

2) JOVEM CIENTISTA –  Destinado aos estudantes de curso de graduação de Instituições de Ensino Superior do Estado do Maranhão regularmente matriculados, que estejam, comprovadamente, envolvidos em atividade de pesquisa, sob a orientação de um professor/pesquisador.

 

3) TALENTO MARANHENSE – Destinado aos estudantes maranhenses, com a melhor dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado, que concluíram curso de pós-graduação Stricto sensu (Mestrado ou Doutorado), entre o 2º semestre de 2008 e o 1º semestre de 2009.

 

4) PESQUISADOR SÊNIOR – Destinado aos pesquisadores com título de doutor, vinculados a Instituições de Ensino Superior do Estado do Maranhão.

 

5) JORNALISMO CIENTÍFICO –  Destinado aos profissionais de Comunicação Social (Jornalismo, Rádio e TV, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Cinema), graduados, que tenham desenvolvido matérias voltadas ao desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão.

 

6) INOVAÇÃO TECNOLÓGICA – Destinado a pesquisadores detentores de um invento, pertencentes a instituições de Ensino, de Pesquisa, Empresas ou qualquer pessoa que apresente um comprovante do seu invento, pedidos de patente já depositados ou, excepcionalmente, que este invento seja reconhecido pela Sociedade Civil.

 

7) DESENVOLVIMENTO HUMANO (CULTURAL, SOCIAL E POLÍTICO) – Esta categoria visa premiar iniciativas da Sociedade Civil, cujos atores sociais desenvolvam conhecimentos não acadêmicos e assistemáticos, mas pautados pela experiência cotidiana amplamente reconhecida como uma sabedoria ad doc.  Podem se inscrever pessoas de todas as áreas profissionais ou mesmo os chamados mestres dos saberes populares, desde que possam comprovar a sua competência ou vocação.

 

  Categorias: