Inscrições para programa de desenvolvimento científico e tecnológico regional se encerram no próxima dia 01º

Edital é fruto de uma parceria entre FAPEMA E CNQP e é destinado a Pesquisadores Doutores de dentro e fora do Maranhão

Inscrições para  programa de desenvolvimento científico e tecnológico regional se encerram no próxima dia 01º
junho 24 09:03 2022

Em 1969 o conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) instituiu a Bolsa de Desenvolvimento Científico Regional, com o objetivo de atrair recursos humanos qualificados para regiões ainda carentes de desenvolvimento em Ciência. Em 2001, o auxílio passou a visar também a permanência desses profissionais, e em 2013 o programa foi ampliado englobando também a área de tecnologia, constituindo o Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional (PDCTR). Na edição do ano de 2022, esse programa contará com Aporte Financeiro tanto do CNPQ quanto do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA)

O Público alvo do Edital são Pesquisadores com a titulação de doutorado e com experiência em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Eles devem se enquadrar em duas vertentes: a de Regionalização, caracterizada pela atração de doutores provenientes de outros estados para instituições de ensino superior e/ou pesquisa do Maranhão, e a de Interiorização, que visa atrair doutores para instituições acadêmicas e Institutos de pesquisa localizadas em microrregiões de baixo desenvolvimento científico e tecnológicos, de acordo com o CNPQ. No caso da vertente de Interiorização, são aceitas inscrições de pesquisadores de dentro e fora do Estado.

As pesquisas apoiadas nas duas vertentes do edital devem estar alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com ênfase em: Saúde e bem-estar ; educação de qualidade ; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, Inovação e Infraestrutura e redução das desigualdades. Para o Edital, serão alocados recursos financeiros com o valor total de R$ 1.856.988,00 (um milhão, oitocentos e cinquenta e seis mil, novecentos e oitenta e oito reais), sendo uma parte advinda do CNPQ e outra da FAPEMA. Ao CNPQ cabe a concessão da Bolsa DCR, que pode ter a duração total de até 36 meses, no mesmo projeto ou em projetos distintos, consecutivos ou alternados. Além disso, o conselho poderá arcar com Auxílio- Instalação e Auxílio-Deslocamento do pesquisador quando necessário. Já a FAPEMA concederá a cada projeto um Auxílio-Pesquisa no valor de até R$ 20.000,00 para custear despesas de custeio e capital do projeto.

Os pesquisadores interessados devem preencher o formulário eletrônico e enviar digitalmente os documentos necessários através da plataforma Patronage da FAPEMA (http://www.fapema.br/patronage) até o próximo dia 01/07. Mais informações sobre os critérios de elegibilidade assim como a lista de documentos necessários para submissão se encontram no edital disponível no site da Fundação: ( http://www.fapema.br )

  Categorias: