Inscrições para realização de atividades durante SNCT terminam dia 27
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) está com inscrições abertas, até o dia 27 de setembro, para realização de atividades na 4º Mostra Científica do Maranhão. A mostra integra a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2013 que acontece simultaneamente em todo o país de 21 a 27 de outubro. Entre as atividades que podem ser realizadas durante a mostra estão exposição de protótipos, palestras, minicursos, apresentação de pôsteres e mesas redondas.
Pesquisadores, professores, estudantes e demais interessados pode inscrever as atividades no site da fundação no endereço www.fapema.br/eventos. Todas as modalidades de participação no evento são gratuitas. A SNCT é organizada pelo governo do estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e pela FAPEMA, que está responsável pela coordenação das atividades cientificas. O evento acontece, em São Luís, de 21 a 26 de outubro na área externa do São Luís Shopping.
Ano passado o evento recebeu mais de 23 mil visitantes. “A meta para este ano é ampliar o número de atividades na Capital e no interior do Estado e com isso atrair um maior número de pessoas para o evento”, disse a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra. Em 2012 foram 1.800 atividades em 44 municípios e 189 instituições participantes, o que rendeu ao Maranhão o primeiro lugar entre os estados do Nordeste e o quinto no Brasil.
Este ano, a SNCT tem como tema “Ciência, Saúde e Esporte, escolhido em razão dos grandes eventos esportivos que o Brasil vai sediar nos próximos anos. O evento deste ano vai mostrar como a Ciência, a tecnologia e a inovação, aliados à saúde e ao esporte, podem beneficiar toda a sociedade.
As atividades da SNCT vão estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes, nos exercícios, nos movimentos e na sua relação com o ambiente natural. A semana foi criada por decreto presidencial e é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e no Maranhão está sob a responsabilidade do governo do estado.
Parceria – A SNCT é realizada em parceria com diversas instituições do setor público e privado, dentre elas instituições de ensino e pesquisa, universidades e escolas tecnológicas, além de secretarias estaduais e municipais. Todas essas participações têm sido fundamentais para o sucesso do evento.