Instituições maranhenses de C&T discutem parceria com o Inmetro

Instituições maranhenses de C&T discutem parceria com o Inmetro
junho 22 19:25 2011

DSC07705siteRepresentantes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA) e da Universidade Federal do Maranhão visitaram na última semana o campus do Instituo Nacional de Metrologia (Inmetro), no Rio de Janeiro. Durante a visita foi discutida a possibilidade de um acordo de cooperação para a formação de recursos humanos e a mobilidade de profissionais da área visando a troca de experiência.

Entre os visitantes estavam o secretário-adjunto da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Osvaldo Saavedra e o assessor de planejamento da secretária, Ênio Henrique Aragão, a diretora presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra, e o diretor de Pesquisa da UFMA, Carlos Pascoal.

Eles foram recebidos pelo coordenador de biocombustíveis da Diretoria de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro, Romeu Daroda, e por chefes de laboratório que falaram sobre as atribuições do Instituto e os principais projetos em desenvolvimento. Romeu Daroda também mostrou aos visitantes os equipamentos do centro de microscopia do Inmetro, como o Microscópio Titan 300kV, único na América Latina, e os microscópios de varredura Quanta e Nova.

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – Inmetro – é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).DSC07690site

Sua missão é prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do país. “Um acordo de cooperação com o Inmetro seria muito importante para os profissionais maranhenses que atuam nesta área”, destacou Rosane Guerra.

Desde 2009, o instituto vem estreitando relações com organismos estrangeiros de metrologia, fechou acordos de cooperação em projetos de sustentabilidade e ampliou sua atuação na área de Educação, com a criação do curso de Mestrado em Metrologia e Qualidade, e incluiu no leque de atividades parcerias com ministérios brasileiros para elaboração de programas nas áreas de turismo, saúde e segurança.

  Categorias: