Ipen implementa sistema de transporte de materiais irradiados

Ipen implementa sistema de transporte de materiais irradiados
setembro 02 12:05 2009

sistema_de_transporte_materiais_irradiadosO Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen/MCT) inaugura amanhã (3), às 10h30, um sistema de transporte de materiais irradiados do reator IEA-R1 e dos aceleradores cíclotron para as instalações de processamento da área de radiofarmácia. A inauguração acontece logo após a cerimônia comemorativa dos 53 anos de fundação do Instituto e de 50 anos da radiofarmácia, cuja produção responde anualmente por mais de 3,5 milhões de procedimentos de medicina nuclear em todo o País, para diagnósticos e terapias. O Ipen é um instituto de pesquisas da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen/MCT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Antes da construção do novo sistema pneumático de envio, via tubulações subterrâneas, os materiais eram transportados em blindagens do reator nuclear de pesquisas IEA-R1 e dos aceleradores de partículas cíclotron até o prédio da radiofarmácia, onde os produtos são processados e enviados para os mais de 300 centros médicos que utilizam os radiofármacos no País. O diretor de radiofarmácia do Ipen, Jair Mengatti, explica que além de se eliminar as blindagens, que chegavam a pesar até 700 kg, o sistema é mais rápido, mais seguro e o produto segue diretamente para as células onde serão processados.

Durante a cerimônia, que terá início às 9h, no auditório Rômulo Ribeiro Pieroni (situado no prédio da administração do instituto), será assinada a renovação do convênio firmado entre o Governo do Estado de São Paulo e a Comissão Nacional de Energia Nuclear, autarquia federal responsável pela gestão técnica e administrativa do Ipen. Também será conferido o título de Pesquisador Emérito do Ipen 2009 ao físico da área de lasers Spero Penha Morato, que entre 1990 e 1995 ocupou o cargo de superintendente do instituto. Uma exposição sobre os 50 anos da radiofarmácia estará aberta à visitação no prédio da administração do instituto, que fica no campus da capital da USP.

  Categorias: