IPT vai testar airbags

IPT vai testar airbags
março 23 11:48 2010

A partir de abril o Laboratório de Têxteis e confecções do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) poderá fazer testes de permeabilidade de ar em airbags, as bolsas de ar que equipam alguns veículos e são infladas em caso de colisão para proteger os passageiros.

O IPT adquiriu um aparelho que simula a ação do equipamento de segurança inflando-o e desinflando-o a fim de medir a resistência do material e a sua permeabilidade ao ar. Segundo o instituto, a máquina de testes é primeira do gênairbagsero na América Latina.

Os ensaios serão executados em conformidade com a norma internacional ASTM D 6476:2008 (Standard Test Method for Determining Dynamic Air Permeability of Inflatable Restrain Fabric), específica para os tecidos utilizados nos airbags.

Esses têxteis técnicos que compõem o airbag precisam apresentar alga resistência, estabilidade térmica, boas características de envelhecimento e permeabilidade ao ar. Os tecidos podem ser formados por um único material ou por um composto.

Utilizado atualmente em cerca de 4% da frota nacional de veículos, o airbag será equipamento obrigatório em todos os carros novos até o ano de 2014, de acordo com a lei Lei nº 11.910, de 18 de março de 2009.

Mais informações: www.ipt.br

  Categorias: