IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais

IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais
fevereiro 08 18:01 2011

250_logoeventoclimaUma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP), o Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, a Rede Clima, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Mudanças Climáticas e a Academia Brasileira de Ciências promoverá, entre os dias 4 e 7 de abril, a IV Conferência Regional sobre Mudanças Globais: o Plano Brasileiro Para um Futuro Sustentável (4ª CRMG).

O evento, que terá lugar no Memorial da América Latina, em São Paulo, visa contribuir com o aprimoramento do Plano Brasileiro de Mudanças Climáticas, reunindo membros da academia, do setor privado e da sociedade civil envolvidos com a questão do clima mundial. O encontro buscará estabelecer parcerias que obtenham soluções científicas e economicamente sustentáveis para o problema atual.

Dentre os objetivos, estão:

– a discussão das causas, consequências e magnitude das mudanças ambientais globais e a análise dos problemas ambientais, sociais, culturais e econômicos derivados dessas transformações, além das bases dos acordos internacionais;
– a congregação de estudantes, cientistas, empresários e profissionais das áreas relacionadas ao tema, visando o intercâmbio de informações e sinergias, especialmente entre as empresas e a academia;
– a reunião de conhecimento científico e sugestões para futuras decisões relativas às mudanças globais;
– o fomento à criação de políticas públicas eficazes que possam ser adotadas pelos governos municipais, estaduais e federal, na busca pela melhor convivência com os problemas advindos dessas transformações.

Os setores da Conferência foram organizados da seguinte forma:

–  Cenários Climáticos
–  Conservação da Biodiversidade
–  Agricultura e Segurança Alimentar
–  Energias Renováveis e Não Renováveis
–  Segurança Hídrica
–  Vulnerabilidade das Áreas Costeiras
–  Vulnerabilidade das Áreas Urbanas

 Cada setor será mapeado de acordo com os temas do Plano Brasileiro de Mudanças Climáticas:

– A Ciência das Mudanças Globais
– Metodologias de Inventário de Gases de Efeito Estufa
– Impactos, Vulnerabilidades, Adaptação
– Mitigação
– Acordos e Negociações Internacionais

Cada setor da Conferência buscará avaliar o impacto das descobertas e avanços científicos e tecnológicos no campo das mudanças ambientais globais; a importância dos registros das emissões antrópicas e remoções de gases de efeito estufa (GEE); os impactos das mudanças ambientais e as adaptações possíveis para o momento atual e para o futuro; as ações de redução das emissões e captura de GEE.

Também serão discutidas as mudanças factíveis de paradigmas, modelos de desenvolvimento e padrões de consumo, de modo a solucionar o desafio das mudanças ambientais, principalmente as climáticas. Além disso, será debatido o papel de cada segmento da sociedade e a relação da pobreza com essa questão.

A Conferência buscará avaliar as oportunidades de negócios e pesquisas derivadas das mudanças ambientais, especialmente a emergência e desenvolvimento de políticas de transição para a economia de baixo carbono no Brasil e na América do Sul. Também entrarão em discussão as negociações internacionais sobre o clima.

O Acadêmico Carlos Afonso Nobre será o Presidente Honorário da Conferência, além de integrar o Comitê Científico. Também farão parte deste Comitê os Acadêmicos Carlos Alfredo Joly, José Goldemberg, Luiz Antonio Martinelli, Luiz Drude de Lacerda, Luiz Pinguelli Rosa, Umberto Giuseppe Cordani, Paulo Eduardo Artaxo Netto e Pedro Leite da Silva Dias. Os dois últimos Acadêmicos também integram o Comitê Executivo do evento.

 

  Categorias: