IV Encontro do FORTEC tem nova coordenação

IV Encontro do FORTEC tem nova coordenação
maio 07 13:47 2010

fortecO IV Encontro do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC) com a temática “NIT: Ligando conhecimento e inovação” reuniu pesquisadores da área de inovação e tecnologia da Região Nordeste para uma discussão sobre os Núcleos de Inovação e Tecnologia e o seu papel formador em conhecimento.

No evento foi formada a nova coordenação do FORTEC- Regional Nordeste para o biênio 2010-2012, sendo escolhida como coordenadora a Diretora do Departamento de Apoio a Projetos de Inovação e Gestão de Serviços Tecnológicos da UFMA ( DAPI), a professora Dra. Gilvanda Silva Nunes.

Um dos maiores objetivos do Fortec-NE tem sido a integração dos estados,visando ao fortalecimento de ações de formação/capacitação de pessoal para atuar nos Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs, além da interlocução nos diversos segmentos dos governos federal e estadual.

Gilvanda Nunes fala sobre a importância deste novo cargo e os seus objetivos como coordenadora. “Pretendemos realizar minicursos a serem ministrados por técnicos sobre propriedade Intelectual e Redação de Patentes, além de oficinas, palestras e encontros para debater os principais problemas hoje vivenciados nos NITs do Nordeste e propor estratégias para reduzi-los”, declara.

Perfil de Gilvanda

 
Doutorado em Química pelo IQ/UNESP-Araraquara,SP (doutorado em Barcelona, Espanha – 1997-1998) e Pós-Doutorado em Ecotoxicologia pela Universidade de Perpignan, França. Atualmente é professora do Departamento de Tecnologia Química da UFMA. Desenvolve pesquisas com ênfase em Análise de Traços e Química Ambiental e orienta estudantes de mestrado nos seguintes programas de pós-graduação: Química, Saúde e Ambiente, Sustentabilidade de Ecossistemas e Biodiversidade e Conservação, todos da UFMA. É Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA.

Saiba mais:

O Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia – FORTEC, criado em 1º de maio de 2006, é um órgão de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.

Esta iniciativa é resultado de um esforço integrado das instituições produtoras de conhecimento de todo o país, que já há algum tempo buscavam constituir uma instância legítima e representativa de seus interesses e que também permitisse a capacitação de profissionais e troca de experiências nesta área específica, de modo permanente e organizado.

 

  Categorias: