IV Simpósio de Estudos Celtas e Germânicos abre inscrições

IV Simpósio de Estudos Celtas e Germânicos abre inscrições
setembro 21 15:05 2010

celtaEstão abertas as inscrições para o IV Simpósio Nacional e III Internacional de Estudos Celtas e Germânicos. O evento acontece entre os dias 5 e 8 de outubro no Centro de Ciências Humanas (CCH) do campus do Bacanga, promovido pelo Departamento de História da UFMA juntamente ao Grupo de Estudos Celtas e Germânicos Brathair.
O Simpósio é uma iniciativa do Grupo Brathair, projeto nascido em 1999 ligado à Associação Brasileira de Estudos Medievais (ABREM).

Atualmente, participam dele pesquisadores de diversas universidades do Brasil, construindo conhecimentos voltados para a cultura medieval e suas raízes na tradição celta e germânica.

Universidades como as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e de Santa Catarina (UFSC) já sediaram edições anteriores do evento. Segundo os organizadores, a cultura do nordeste do Brasil, em especial, possui profundos laços com o imaginário do período colonial, caracterizado principalmente pela influência portuguesa. Contudo, estudos de traços da cultura celta no folclore português legado ao Brasil ainda são raros. A realização da quarta edição do Simpósio no Maranhão procura suprir a carência de pesquisas voltadas para esta área.

A programação completa do Simpósio e a ficha de inscrição podem ser conferidas no endereço: http://celtasgermanos2010.blogspot.com/

  Categorias: