Jogo maranhense apoiado pela Fapema que reconta história da Amazônia será apresentado no Shark Tank Brasil
Grupo maranhense de desenvolvedores de games está prestes a conquistar os holofotes nacionais com o jogo Gamezônia, que será apresentado na atração Shark Tank Brasil, programa de empreendedorismo que chega à nona edição e será transmitido no canal oficial do YouTube, nesta quinta-feira (24), às 21 horas. O projeto, apoiado pelo Governo do Maranhão, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), reconta a história da Amazônia pelo olhar dos povos tradicionais.
O jogo contou com apoio financeiro da fundação, por meio dos editais Centelha 2, fruto de parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); e Economia Criativa, executado com o Sebrae.
“Apoiar iniciativas como a do Gamezônia é fundamental para fomentar a criatividade e a inovação no Maranhão. A Fapema investe em projetos que têm o potencial de impactar positivamente a educação e a conscientização ambiental entre os jovens. Parabenizamos os empreendedores e desejamos sucesso neste projeto inovador que vai além das fronteiras do estado, elevando nossa produção cientifica”, avalia o presidente da Fapema, Nordman Wall.
A apresentação no Shark Tank Brasil traz a expectativa da abertura de novas portas para o projeto, atraindo investidores que apostem no potencial do jogo para educar e entreter. O alcance do Gamezônia pode inspirar outras iniciativas que valorizem a cultura local e a preservação ambiental, contribuindo para o desenvolvimento da economia criativa na região.
“Nosso jogo permite abordar sustentabilidade e diversidade cultural, além de estimular a curiosidade, empatia e pensamento crítico dos jogadores. E participar da 9ª temporada do Shark Tank Brasil, que é o programa mais importante do empreendedorismo brasileiro, nos traz emoções intensas. Estamos na torcida e ansiosos para compartilhar com todos, este momento único da nossa jornada”, frisou o integrante do projeto, Vinícius Sirino.
O Gamezônia utiliza uma jogabilidade intuitiva e lúdica, além de um storytelling temático, para promover a conscientização social sobre a Amazônia, seus povos e o meio ambiente. O jogo incentiva debates sobre a flora e a sociobiodiversidade, permitindo que jogadores, estudantes e educadores se unam em discussões sobre cuidados com a natureza. Com desafios como coleta de Tucumãs, quizzes e superação de obstáculos, o design do jogo promove aprendizado interativo.
Destinado a crianças e adolescentes, o projeto tem como protagonista Ibiacy, jovem onça pintada que vai à caça da cura para a Xawara, doença da ganância que ameaça sua aldeia e a floresta amazônica. Ela guia os jogadores em uma jornada educativa e divertida, explorando a cultura, os desafios e as belezas da Amazônia. A ideia é proporcionar uma experiência interativa, que educa sobre a importância da preservação ambiental e o respeito às tradições locais.
Integram o grupo de desenvolvedores do jogo, Patrícia Lima (diretora de operações), Juliana Nogueira (diretora de conhecimento), Ádani dos Santos (diretoria jurídica) e Zeeshan Shaikh (diretor financeiro).
O Gamezônia foi selecionado nos editais Centelha 2, fruto de parceria da Fapema com a Finep e a Sudene, que oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte para transformar ideias em negócios de sucesso; e no Economia Criativa, executado em colaboração com o Sebrae, que apoia novos modelos destes negócios, bens ou serviços dos setores criativos e produzidos por empreendimentos formais do Maranhão. Esses editais têm sido molas impulsionadoras para o avanço dos projetos inovadores, proporcionando apoio em recursos e suporte aos empreendedores locais.