LABCOM, apoiado pela FAPEMA, representará Brasil em Conferência Internacional

LABCOM, apoiado pela FAPEMA, representará Brasil em Conferência Internacional
setembro 23 14:13 2014

LabCOmReleituraFinal1

A International Conference on Social Media and Society 2014, conferência anual realizada pelo Laboratório de Mídia Social da Dalhousie University que reúne os principais pesquisadores em mídia do mundo, contará com a participação do LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, apoiado pela FAPEMA.

O laboratório será o único representante brasileiro selecionado para apresentar-se durante o evento, que em seu quinto ano, o evento será realizado em Toronto, no Canadá, nos dias 27 e 28 de setembro.

O trabalho tem como título “Talking to an API – A study of news values on the Twitter platform” (Dialogando com uma API – Um estudo dos valores-notícia na plataforma do Twitter, em tradução livre).

Trata-se de um estudo sobre os critérios que tornam um fato noticiável na rede social Twitter.

O Prof. Dr. Márcio Carneiro, coordenador do LABCOM, explica que “a pesquisa foi feita através de uma ferramenta de coleta de dados automatizada, desenvolvida em linguagem Python, chamada Social Tracker, que inclusive já foi registrada junto ao INPI”.

A participação está sendo parcialmente financiada com recursos da FAPEMA, através do edital APEC – Apoio à Participação em Eventos Científicos.

O LABCOM, vinculado ao Departamento de Comunicação Social, desenvolve pesquisas e projetos nas áreas de Comunicação e Tecnologia, e também estará presente também na programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, expondo os projetos mais recentes, desenvolvidos em conjunto com a equipe multidisciplinar de bolsistas que hoje compõe o quadro do laboratório. Para saber mais informações, basta acessar o site www.labcomufma.com.

  Categorias: