Laboratório Ilha da Ciência, apoiado pela FAPEMA, é sucesso na SBPC Jovem

Laboratório Ilha da Ciência, apoiado pela FAPEMA, é sucesso na SBPC Jovem
julho 25 22:11 2014

DSC 4579editadaO Laboratório de Divulgação Científica – Ilha da Ciência, coordenado pelo professor doutor Antonio José Oliveira, do departamento de Física da UFMA, e vice-reitor da instituição, é uma das atrações da SBPC Jovem, no Acre. Com apoio da FAPEMA, o Ilha da Ciência é um sucesso de público e tem atraído crianças, jovens e adultos.

“Estou sem palavras! O publico está se divertindo e aprendendo. Já participamos desde 2004 da SBPC, e este ano todos estão perguntado muito sobre os experimentos, querem conhecer mais, tocar em tudo, sentir como funcionam” Oliveira comenta feliz.DSC 4590

Localizado na Feira de Ciências, o Ilha trouxe 14 experimentos em Física e Matemática, alguns desses inéditos no país, segundo o coordenador do projeto.

O espaço está sob condução do professor da UFMA Carlos César Costa, auxiliado por uma aluna da UFMA, estagiária do LDC, e alunos da Universidade Federal do Acre.

“Os experimentos servem para explicar de forma lúdica e divertida as leis da Física. É como uma tradução com diversão. Fenômenos de calor, mecânica, ótica, muitas vezes não são bem compreendidos em sala de aula”, comenta o professor Costa.

Alguns dos experimentos são inéditos no país, desenvolvidos pelo Laboratório de Divulgação Científica, entre eles o Gerador Eólico.

DSC 4556editada“O Gerador demonstra o processo de transformação da energia. Convertendo a eólica em mecânica, dessa para elétrica que serve para acender uma lâmpada de led, dessa vez energia luminosa”, explica César.

O projeto existe desde 1992, e conta com recursos de instituições de fomento, como Capes, CNPq e FAPEMA. “Participamos, ao longo do tempo, de vários editais, e é com esses recursos que mantemos o trabalho. A FAPEMA está conosco e dá grande apoio, desde bolsas de estágio até o financiamento de projetos agregados”.

A FAPEMA apóia o Laboratório de Difusão da Ciência – Ilha da Ciência através de Bolsas de Iniciação Científica, com as quais são contemplados os alunos que desenvolvem projetos dentro do LDC.

SBPC Jovem

Ilha da Ciência e mais 10 museus e centros de divulgação científica estão realizando atividades na SBPC Jovem – Mirim. Entre eles o Museu Ponto, da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e o Circo da Ciência. Todos fazem parte da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência.

Também podem ser encontrados na SBPC Jovem – Mirim aulas de educação no trânsito, ministradas pelo Detran/AC, palco com apresentações culturais e jogos infantis oferecidos pela prefeitura de Rio Branco.

  Categorias: