Lançada Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão

Lançada Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Maranhão
setembro 21 00:33 2011

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2011 foi oficialmente lançada no Maranhão, na tarde desta terça-feira (20), em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, presidida pela secretária de Ciência e Tecnologia, Olga Simão, e pela diretora-presidente da FAPEMA, Rosane Guerra.SNCT

A SNCT 2011 acontecerá no Estado de 17 a 22 de outubro, na área do estacionamento do São Luís Shopping. A organização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Ensino Superior (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O lançamento foi aberto pela secretária Olga Simão e pela diretora-presidente da Fundação que apresentaram os parceiros do projeto, a programação prévia da Semana e da II Mostra Científica do Maranhão, evento capitaneado pela Fundação que acontece dentro da programação da Semana, com exposições de pôsteres, protótipos, palestras, minicursos e oficinas. Rosane Guerra adiantou que este ano estão sendo pensadas duas grandes atividades científico-culturais: um planetário móvel e um cubo mágico interativo, com projeções tridimensionais. A expectativa dos organizadores é que a Semana receba um público de 20 mil pessoas.

Olga Simão ressaltou a importância do evento que ocorre desde 2004 e busca difundir o conhecimento científico, tecnológico e inovações, especialmente na edição de 2011, cujo tema é “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenções de risco”, de extrema importância para o país e para o Estado. “Convidamos todos os parceiros a abraçarem a iniciativa, para que juntos possamos levar ao maior número possível de pessoas o conhecimento científico, por meio de trabalhos e experiências”, destacou.

SNCT_2Rosane Guerra também enfatizou a oportunidade do tema deste ano, considerando o longo período em que a humanidade pouco se preocupou com a questão, e especialmente para o Maranhão, que passa por um momento de crescimento industrial e busca evitar danos ambientais por meio do desenvolvimento sustentável. “O evento é feito para o público e precisa ser visto por todos, de crianças e jovens aos idosos”, disse.

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, e o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Gustavo Pereira da Costa, falaram da necessidade de conscientizar a população acerca do conhecimento que é gerado nas instituições de ensino por meio de ações como a Semana.

Parceiros

Os parceiros na realização da Semana estiveram presentes na solenidade. Participaram representantes das secretarias de Estado de Minas e Energia (Seme), Educação (Seduc), Casa Civil, Gabinete Militar, Meio Ambiente (Sema), de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Igualdade Racial (Seir) e a de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplan).

São, também, parceiros na realização do evento e estavam na solenidade, enviados da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), as universidades Federal do Maranhão (Ufma) e Estadual do Maranhão (Uema), Uniceuma, Instituto Federal do Maranhão (Ifma), entre outras instituições de ensino superior.

Estiveram presentes ainda representantes do Centro de Lançamento de Alcântara, da Academia Maranhense de Letras (AML), de instituições empresariais, da sociedade civil, empresas privadas como Vale, Alumar, Eletronorte, Suzano, Renosa e Banco do Brasil.

As inscrições para proposição de atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2011 estão abertas no site da FAPEMA (www3.fapema.br) até o dia 30 de setembro. No início de outubro será divulgada a programação oficial do evento.

 

  Categorias: