Inscrições para o Prêmio FAPEMA 2011 terminam nesta sexta, 26

Inscrições para o  Prêmio FAPEMA 2011 terminam nesta sexta, 26
agosto 24 03:00 2011

logopremioPesquisadores, comunicadores e mestres do saber popular têm até esta sexta-feira, dia 26 de agosto, para se inscrever no Prêmio FAPEMA 2011, no endereço eletrônico www3.fapema.br/premio. A premiação é realizada anualmente pelo governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

O Prêmio Fapema já está em sua sétima edição e é considerado a maior premiação científica do Norte/Nordeste. Com o incremento das pesquisas no Estado, é esperado um recorde de inscrições. Em suas nove categorias, deste ano, podem ser contemplados desde os alunos que fazem iniciação científica júnior, no ensino médio, até os pesquisadores mais consagrados. Foi destinado o valor total de R$ 150 mil, para as categorias Pesquisador Júnior, Jovem Cientista, Dissertação Mestrado, Tese de Doutorado, Pesquisador Sênior, Jornalismo Científico, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Humano e Empresa Inovadora.

Na edição deste ano, a Fundação inovou, criando a categoria Empresa Inovadora, com vistas nos empreendimentos que passaram a apostar na aplicação e produção de inovações. Alguns negócios maranhenses recebem apoio da própria FAPEMA, em um programa chamado Pesquisador na Empresa (PAPPE), que proporciona o financiamento de projetos, sem a necessidade de reembolso.

Outra novidade foi a criação da modalidade Vídeo/Filme, dentro da categoria Divulgação Científica. Neste caso, é obrigatório que a peça produzida seja sobre o tema “São Luís 400 anos: revisitando o passado e construindo o futuro”, escolhido com 39% dos votos, em consulta realizada no portal da FAPEMA. Nas demais categorias, os trabalhos não precisam abordar o tema. “Estamos aproveitando a comemoração do quarto centenário da nossa capital para resgatar detalhes da nossa história e pensar em soluções que a ciência pode nos apresentar para o futuro”, assegurou a presidente da FAPEMA, Rosane Nassar Meireles Guerra.

Até o período da cerimônia de premiação, prevista para o mês de novembro, serão realizados Colóquios FAPEMA, para discutir a temática, sob os olhares de diversas áreas do conhecimento. 

  Categorias: