Lançado edital para empresas do Estágio Viva Primeiro Emprego

Lançado edital para empresas do Estágio Viva Primeiro Emprego
setembro 18 18:48 2012

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC), lançou na manhã desta terça-feira, 18, no Palácio Henrique de La Rocque, edital para cadastro de empresas parceiras na execução do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego. As empresas interessadas devem preencher e enviar online um formulário disponível na Plataforma Chance, no endereço eletrônico www.primeiroemprego.ma.gov.br.

foto_viva_priemiroA reunião de trabalho foi conduzida pela secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra, e contou ainda com a participação dos secretários de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, e de Cultura, Olga Simão, e do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), Antônio Luís Amaral Pereira. Também estiveram presentes representantes de empresas locais, como a Suzano, Vale, Renosa, Fribal, Centro Elétrico, Supermercados Carone, SuperClínica, Grupo Solare, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, e das instituições de ensino, UFMA, Universidade Ceuma, Faculdade Pitágoras e Faculdade FAMA.

A secretária Rosane Guerra explicou que com esse edital será possível dimensionar a quantidade de vagas, áreas e locais onde serão ofertados os estágios. Posteriormente, será lançado edital específico aos estudantes de cursos técnicos, que poderão concorrer a bolsa estágio no valor de R$ 622,00. O Governo do Estado espera mobilizar o maior número possível de empresas a participarem do programa, em cidades, como São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.

primeiro_empreO assessor de informática da FAPEMA, Edilson Lima, apresentou a Plataforma Chance aos presentes e mostrou como os interessados devem proceder durante a inscrição. As empresas devem ter cadastro no SINE, que também poderá ser feito a partir da Plataforma, e no ato da inscrição elas poderão solicitar as vagas de estágio de acordo com a área de atuação da empresa e definir requisitos para os participantes.

Só poderão se inscrever empresas em conformidade com os critérios previamente estabelecidos pelo edital – inscrição no CNPJ, possuir alvará de funcionamento, oferecer condições de proporcionar ao estagiário atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, dentre outros. As empresas participantes devem ter pelo menos um funcionário responsável pela supervisão dos estagiários.

Para Rosane Guerra, o sucesso do programa está diretamente ligado ao índice de empregabilidade dos estagiários. “Não queremos apenas oferecer o estágio, o desejável é que após o período de três meses de aprendizado esses estagiários tenham condições de serem efetivados no quadro das empresas”, disse durante sua apresentação aos empresários.

Programa – O Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego faz parte do Maranhão Profissional, programa de formação continuada desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (UNIVIMA), sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTEC).

A ideia do programa é aproximar os alunos matriculados nos cursos profissionalizantes do mercado de trabalho, por meio de parcerias entre o governo, a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas. Serão selecionados para o estágio remunerado os alunos com melhor aproveitamento nos cursos, com idade entre 18 a 30 anos, e sem vínculo empregatício, para atuar em áreas como comércio, indústria e serviços.

  Categorias: