Lançado edital para pesquisas no Navio Hidroceanográfico Cruzeiro do Sul

dezembro 15 19:27 2014

Pesquisadores interessados em desenvolver projetos a bordo do Navio Hidroceanográfico (NHo) Cruzeiro do Sul, da Marinha, têm até 11 de janeiro para apresentar as suas propostas à Coordenação para Mar e Antártica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A chamada , publicada nesta quinta-feira (11) no Diário Oficial da União (DOU), tem por objetivo promover e incentivar pesquisas em oceanografia por meio do apoio a projetos integrados a serem desenvolvidos com uso da embarcação no decorrer de 2015.

Em 2014, sete projetos de pesquisa foram apoiados nos 80 dias de mar destinados ao uso compartilhado do NHo Cruzeiro do Sul. Os projetos abrangeram diferentes áreas do conhecimento, como a oceanografia física, química, geológica e biológica. Além disso, em torno de 70 pesquisadores de diferentes instituições de pesquisa tiveram a oportunidade de participar das expedições do navio.

A nova Chamada Pública NHo Cruzeiro do Sul garantirá a continuidade dos projetos de pesquisa oceanográficos, ampliando o conhecimento científico sobre os ecossistemas marinho, e sua biodiversidade associada, além de apoiar desenvolvimento tecnológico e inovação para agregação de valor aos bens e serviços provenientes desse recurso natural.

Também disponibilizará à comunidade acadêmico-científica cerca de 80 dias de mar para atividades e projetos de pesquisa.

Poderão apresentar propostas instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas para projetos de pesquisa nas áreas de oceanografia e ciências do mar.

Serão priorizadas iniciativas articuladas de forma interdepartamental ou interinstitucional, e que tenham como princípios a formação de recursos humanos integrando pesquisa e ensino de graduação e pós-graduação, a mobilidade de profissionais e o desenvolvimento da cultura organizacional na pesquisa marinha entre universidades e instituições de pesquisa, entre outros aspectos.

As propostas poderão ser apresentadas de maneira individual ou coletiva e deverão ser enviadas à Coordenação para Mar e Antártica da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped/MCTI), por e-mail.

  Categorias: