Lançamento de livros publicados com o apoio da FAPEMA movimenta Semana de Ciência e Tecnologia

Lançamento de livros publicados com o apoio da FAPEMA movimenta Semana de Ciência e Tecnologia
outubro 24 14:24 2013

Foto 1 Lancamento de LivroO lançamento do livro “Biodiversidade Marinha da Ilha do Maranhão” movimentou a tarde de quarta-feira (23) na Cidade da Ciência, montada na área externa do Shopping São Luís para realização das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e IV Mostra Cientifica do Maranhão, que acontecem até sábado (26). A obra, organizada pelos professores da UFMA e escritores Jorge Nunes e Maurício Mendonça, foi publicada com o apoio do governo do estado por meio de edital APUB laçado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão – FAPEMA.

Cada capítulo da publicação, segundo explicou Maurício Mendonça, foi feito por um pesquisador. “Por isso é um livro organizado por dois professores com a participação de um número muito grande de pesquisadores da Uema, da Ufma e que também envolve estudantes destas universidades e de outras instituições de ensino superior”, contou.
A publicação, com 210 páginas, é uma tentativa de reunir um conjunto de informações básicas sobre a diversidade. “A gente espera que isso seja só um primeiro passo. Esperamos que novos livros, novas informações que estão sendo geradas sejam divulgas o máximo possível, pois quanto maior o conhecimento da nossa região melhor podemos utilizá-la de maneira racional e sustentável”, disse o escritor.IMG 5647 1

O lançamento do livro na IV Mostra Cientifica do Maranhão, segundo Jorge Nunes, tem uma grande similaridade porque o objetivo da obra, bem como da SNCT, é fazer a popularização da informação. “Este é um evento importante de popularização da ciência e é muito oportuno para que escritores mostrem para sociedade seus trabalhos”, destacou.

A tarde de autógrafo reuniu professores pesquisadores e estudantes como Rafael Brandão do curso de Biologia da Ufma e Ana Paula Martins, que faz mestrado na área de Biodiversidade. “A publicação deste livro é importante porque ele marca o inicio de uma grande área de pesquisa no Maranhão que é a diversidade marinha. Este lançamento, na SNCT, oportuniza o conhecimento de alunos tanto do ensino médio como fundamental e de graduação o que esta acontecendo na ciência do estado” observou Rafael.

Para Ana Paulo destacou que a pesquisa do Maranhão é muito rica, tem várias áreas principalmente na de biologia e “divulgar isso para toda a comunidade é bastante importante”. Outros dois livros também serão lançados na semana o da professora Patrícia Maia Albuquerque que tem como título “Flores e Abelhas: a interação da Tiúba com suas fontes florais na Baixada Maranhense” e “Pesca no Maranhão” da professora Zafira Almeida.

  Categorias: