Lançamentos de livros marcam terceira noite do stand da Fapema na SNCT

Lançamentos de livros marcam terceira noite do stand da Fapema na SNCT
outubro 22 13:10 2015

snctdia03Em mais uma noite de lançamentos no stand da Fundação de Amparo à Pesquisa Científica e ao Desenvolvimento Tecnológico do Maranhão – Fapema, na Semana de Ciência e Tecnologia do Maranhão, pesquisadores que receberam apoio da Fundação, por meio do edital Apub, puderam apresentar seus livros ao público. Cinco títulos lançados recentemente tiveram destaque na terceira noite da Semana.

‘Ao público sincero e imparcial’: Imprensa e Independência na província do Maranhão (1821-1826), de Marcelo Cheche Galves, trata dos impressos que circulavam no Maranhão na época da independência. O livro é fruto da tese de doutorado do pesquisador. Cheche também lançou esta noite o livro “O Maranhão Oitocentista”, em parceria com o pesquisador Yure Costa. “E a segunda edição de um livro lançado originalmente em 2009 e que reúne artigos lançados por professores da UFMA, Uema e Ifma, sobre o século XIX no Maranhão”, conta o pesquisador.

Em “A Imagem do Príncipe nas orações fúnebres de Bossuet”, Maria Izabel Barbosa de Morais Oliveira analisa o discurso do filósofo francês Jacques Bossuet. “Nessa obra, ele defende a unidade política por meio da unidade religiosa, ele critica a reforma protestante, porque ele acreditava que o protestantismo era uma ameaça ao poder constituinte”, explicou a professora.

Outra obra lançada foi “Uma história sobre o discurso jurídico crítico no Maranhão”, de Renata dos Reis Cordeiro Barros, que avalia a trajetória de quatro professores da faculdade de Direito da UFMA. “Avaliamos o período de 1970 a 1990. O livro tenta entender as condições que possibilitaram esses professores a terem contato com centros de pesquisa fora do Maranhão e até internacionais e trazer conhecimento para o estado”, explicou.

Em “Revista Científica em Educação no Mercosul” de Cláudia Pecegueiro, a pesquisadora, que é bibliotecária, fez uma compilação do que é abordado em revistas científicas de educação em países como Brasil, Uruguai e Argentina, que fazem parte da base de dados LatIndex. “Fui buscar os temas de Revistas Científicas do MERCOSUL para compreender o que se fala na educação nessas regiões. Vamos levantar os temas que são comuns nos países para saber o que estamos estudando. É um trabalho documental, que é bastante interessante para a área da educação”, explicou.

A programação de lançamentos de títulos apoiados pela Fapema prossegue nesta quinta-feira com a participação dos pesquisadores Marcelo Pagliosa Carvalho, Flávio Bezerra de Farias, Monica Piccolo e Dimas dos Reis Ribeiro apresentando obras publicadas este ano por meio do edital Apub.

  Categorias: