Obra apoiada pela FAPEMA será lançada na Feira do Livro

Obra apoiada pela FAPEMA será lançada na Feira do Livro
setembro 16 14:08 2011

terra-e-ceu-de-nostalgiaO livro “Terra e Céu de Nostalgia: tradição e identidade em São Luís do Maranhão” é fruto da dissertação de mestrado defendida pelo professor doutor em História Social, José Henrique de Paula Borralho, no Programa de Pós-Graduação em História da UNESP, em 2000. A publicação que será lançada neste sábado, 17, no Rio Anil Shopping, na Feira do Livro, a partir das 19h, recebeu o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do edital de Apoio a Publicação (APUB).

A obra aborda a relação entre literatura, história e política, mais detidamente como a literatura enquanto campo apropriado para a ritualização e entrada de ritos de consagração intelectual e político. Abrangendo dois séculos de análises, XIX e XX, a obra analisa a importância da utilização simbólica da literatura para referendar tradições em São Luis.

O professor Henrique de Paula faz parte do conselho diretor e do comitê editorial da primeira revista virtual da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), revista Outros Tempos, que também recebeu apoio financeiro da FAPEMA, por meio do edital APUB.

O edital APUB tem por finalidade difundir, por meio de apoio financeiro, a publicação científica e tecnológica de revistas, livros, catálogos e editoração eletrônica técnico-científicas, conhecimentos, técnicas ou tecnologias de relevância para o desenvolvimento científico-cultural do Maranhão. O APUB está aberto na página da FAPEMA.

  Categorias: