Livro pretende facilitar o ensino e aprendizagem da performance musical

Livro pretende facilitar o ensino e aprendizagem da performance musical
março 20 13:31 2015

0violãoLivro apoiado pela FAPEMA, por meio do edital de Apoio a Publicação de Revistas, Livros, Coletâneas, Catálogos e Editoração Eletrônica Técnico-Científica (APUB/2013), faz uma análise de como o ser humano aprende a dominar instrumentos musicais e a se expressar por meio deles. A análise, segundo um dos organizadores do livro, o professor Dr. Ricieri Carlini Zorzal, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), se apresenta como um dos grandes desafios da Educação Musical.

A publicação surgiu, segundo ele, da necessidade de se entender melhor as complexas relações motoras, cognitivas e emocionais que ocorrem no processo de ensino e aprendizagem da performance musical. “O livro propõe um olhar pedagógico e multifacetado sobre a performance musical. Esse olhar é apresentado em sete capítulos com a participação de oito pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras”, conta Ricieri.

Lançado no ano passado, o livro intitulado “Aspectos práticos e teóricos para o ensino e aprendizagem da Performance Musical” tem a proposta de fazer uma reflexão acerca das estratégias verbais e não verbais de ensino de instrumento musical. Um diálogo inicial com a literatura especializada é realizado para, então, se apresentar sugestões conceituais e orientações para o emprego das principais estratégias discutidas.

O entendimento qualitativo dessas estratégias se dá em três categorias: estratégias de ensino voltadas para o uso das palavras; estratégias de ensino voltadas para o uso dos gestos; e estratégias de ensino voltadas para o uso dos sons.

“A frequência e a contagem temporal no emprego de cada uma dessas estratégias orientam seu entendimento quantitativo. Defendemos que o professor possa refletir sobre sua prática e possa observar a prática de outros professores a partir do entendimento qualitativo e quantitativo das estratégias de ensino empregadas nas aulas de instrumento musical”, observa Ricieri.

O livro também traduz a experiência de seus autores enquanto professores e pesquisadores da pedagogia de instrumentos musicais, constituindo-se em uma coletânea de trabalhos diversificados que representam o exercício profissional de professores-músicos ligados a vida acadêmica das universidades. O objetivo do projeto é propiciar aos leitores um panorama de diversos aspectos do ensino instrumental.0selweb

Assim, estão contempladas as estratégias verbais e não verbais utilizadas por professores de música, a habilidade tão necessária para ler uma partitura à primeira vista, o ensino de violão coletivo para iniciantes, seja presencial ou a distância. As condições necessárias para realizar uma boa prática, trabalhando a concentração e a motivação também foram incluídas, bem como os aspectos históricos e a pedagogia atual do piano.

“O conteúdo desta obra também traz conceitos e análises da produção sonora no saxofone. Este livro torna-se importante para o estado do Maranhão no momento em que as universidades aqui sediadas estão formando suas primeiras turmas de licenciados em música. Outrossim, ele traz uma oportunidade ímpar de divulgar o trabalho acadêmico-científico de professores da UFMA e de outras universidades”, destacou Ricieri, que organizou o livro juntamente com a professora doutora, Cristina Tourino.