Livro publicado com apoio da FAPEMA é lançado em Portugal

Livro publicado com apoio da FAPEMA é lançado em Portugal
setembro 23 15:46 2011

foto_Marcelo-Cheche-Galves-e-YurNo dia 12 deste mês, foi realizado na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na cidade de Guarda, Portugal, o lançamento do livro O Epaminondas Americano: trajetórias de um advogado português na província do Maranhão, de autoria dos professores Marcelo Cheche Galves e Yuri Costa, do Departamento de História e Geografia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A publicação recebeu apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), por meio do edital de Apoio à Publicação (APUB).

A atividade foi mais uma parceria entre o Centro de Estudos Ibéricos, composto por pesquisadores das regiões de Coimbra, Guarda e Salamanca, e o Departamento de História e Geografia da UEMA. A cidade de Guarda foi escolhida para lançamento da obra, por ser o local de nascimento do advogado Manoel Paixão dos Santos Zacheo (“O Epaminondas Americano”), personagem central do livro.

O livro já havia sido lançado no mês de junho, na ocasião do II Simpósio de História do Maranhão Oitocentista e em julho, no stand da FAPEMA na 63ª Reunião Anual da SBPC, em Goiânia/GO.

O APUB é um programa que visa difundir, por meio de apoio financeiro, a publicação científica e tecnológica de revistas, livros, catálogos e editoração eletrônica técnico-científicas, conhecimentos, técnicas ou tecnologias de relevância para o desenvolvimento científico-cultural do Maranhão. O APUB ainda está aberto na página da FAPEMA.

Sobre a obra

O Epaminondas Americano é uma narrativa que tem como fio condutor a vida de Manoel Paixão dos Santos Zacheo, advogado português radicado no Maranhão, que teve destaque na vida política provincial, especialmente entre a Revolução do Porto e a Independência, ao publicar pelo menos sete folhetos, a maioria sob o heterônimo de O Epaminondas Americano, e ficar reconhecido pela prática de “jamais mentir”.

  Categorias: