Livro sobre a estética do bumba-meu-boi será lançado nesta quinta-feira, 20

Livro sobre a estética do bumba-meu-boi será lançado nesta quinta-feira, 20
junho 19 15:15 2013

foto8f

O Maranhão vive durante o mês de junho, seu período festivo mais conhecido: as festas juninas, marcadas tradicionalmente por apresentações culturais de tambor de crioula, dança do cacuriá e pelos mais diferentes sotaques de bumba-meu-boi.

Um recorte dessa diversidade cultural será contado em um livro, com lançamento agendado para esta quinta-feira, 20, no hall do Centro Pedagógico Paulo Freire na Universidade Federal do Maranhão – UFMA. “O Bumba Meu Boi Como Fenômeno Estético: Corpo, Estética e Educação” é o tema da obra do professor doutor Raimundo Nonato Assunção Viana, que explica a manifestação folclórica a partir da análise do Boi de Leonardo, da Liberdade. 

O livro recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico do Maranhão – FAPEMA, através do edital de apoio a publicações APUB/FAPEMA 2011. No livro, o autor propõe o debate entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais, especificamente, no Bumba meu boi do Maranhão, sotaque de zabumba.

Junto ao livro será apresentando um DVD que o acompanha e mostra cenas da pesquisa apresentando todo o ciclo da brincadeira de bumba-boi – do batizado à morte – que ajudam a reforçar os argumentos apresentados em toda a obra. O livro traz ainda um glossário e trechos de toadas de bumba-meu-boi, além de fotografias. bumba meu boi

O livro é embasado pela Teoria da Fenomenologia, no pensamento filosófico do francês Maurice Merleau-Ponty, que traz como ponto base a descrição do mundo-vida e mostra a realidade como ela se apresenta. “Este estudo propõe articular uma discussão entre os conceitos de corpo, estética e educação, situando-os no cenário das danças tradicionais especificamente no Bumba-meu-boi do Maranhão”, descreve o pesquisador. A obra será lançada na UFMA a partir das 18h.

  Categorias: