Livro sobre Baixo Parnaíba será lançado com apoio da Fapema

Livro sobre Baixo Parnaíba será lançado com apoio da Fapema
junho 13 13:45 2016

0BAIXOPARNAIBAAnálise sobre a política pública territorial no Baixo Parnaíba (MA) é o título do livro organizado pelos professores Dr. James Ribeiro de Azevedo, Dra. Maryzélia Furtado de Farias, do campus de Chapadinha da Universidade Federal do Maranhão, UFMA e pela professora Dra. Jussara Silva Dantas, da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, que será lançado no dia 30 de junho de 2016, as 17h30, no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais, CCAA, localizado na cidade de Chapadinha.

O livro será publicado pela Editora da UFMA, a EDUFMA com apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

A publicação é resultado das ações de pesquisa e extensão do projeto Monitoramento e Avaliação do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Território Rural do Baixo Parnaíba, que foi aprovado pelo CNPq/MDA através do edital MDA/SDT/CNPq – Gestão de Territórios Rurais Nº 05/2009. O projeto foi executado no período de 2010 a 2013 nos 16 municípios que compõem o território Baixo Parnaíba.

O foco do livro é uma análise sobre alguns aspectos da política territorial no Baixo Parnaíba. Esta política do governo federal foi iniciada no ano de 2003 e atualmente está implantada em todo território nacional. É coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O livro está dividido em três capítulos. O capítulo I trata–se da análise do Pronaf Infraestrutura. No capítulo II analisa-se a gestão social do território e no capítulo III é realizada uma análise sobre a qualidade de vida das famílias rurais.

  Categorias: